Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2013

    SECÇÃO: Educação


    11ª Feirinha de Solidariedade na Escola Básica D. António Ferreira Gomes

    No dia 9 de dezembro realizou-se na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, a 11ª Feirinha de Solidariedade, inserida na VI Campanha de Solidariedade.

    O clima que se viveu foi excelente. Foi um espaço de partilha, de encontros, de grande solidariedade. A Comunidade Educativa voltou a marcar, mais uma vez, a história desta Escola.

    A presença do Jean Mark, da “Casa dos Segredos 3” e do Hélio Martins, manequim internacional e ex-aluno da nossa escola, deram um “colorido novo” a esta Feirinha.

    Os GUNAS (Grupo Unido Na Ajuda Solidária) formado por alunos e ex-alunos da Escola, voltaram a ser o motor do evento, na medida em que trabalharam incansavelmente na organização e dinamização do mesmo. Foram também incansáveis os GUNAS Seniores (Encarregados de Educação) pela ajuda efetiva e afetiva!

    Esta Feirinha foi ponto de encontro de um número significativo de antigos professores e ex-alunos que quiseram ser uma presença solidária.

    Pudemos contar também com a preciosa ajuda do Modelo/Continente de Ermesinde, Bristol School – Instituto de Línguas de Ermesinde, OliveConta-Contabilidade e Seguros, Papelaria Alberto Sousa, as Confeitarias/Cafetarias: Raíz Quadrada, CatiNuno, Panorte, Forno da Estação e ainda o Café Torrié, através do inspetor de vendas Alberto Martins. Associaram-se ainda a esta Feirinha a “Alquimia dos Tachos”, com Olívia Rocha, Centro de impressão Konocor, com Paulo Silva e, claro está, “A Voz de Ermesinde”, na pessoa do fotojornalista Manuel Valdrez.

    Obrigado! Enobreceis a Cidade lutando connosco por esta causa que é de todos!

    Estas Feirinhas estão inseridas nas Campanhas de Solidariedade desde o ano letivo 2008/2009. Têm como principais objetivos: fomentar o espírito de voluntariado; promover a cooperação entre todos os elementos da Comunidade Educativa; promover a formação integral do aluno; sensibilizar para o valor da solidariedade; alertar para as carências existentes no meio envolvente e dar continuidade a um dos objetivos do “Ano Europeu do Voluntariado” em 2011: “erradicação da pobreza extrema”.

    No início de cada ano letivo é feito um levantamento das famílias mais carenciadas da Escola com vista a atribuição de um cabaz por altura de Natal e outro no final do ano letivo. Este Natal contamos ajudar 74 famílias – 295 pessoas!

    Tem servido de estímulo o facto de, desde o ano letivo de 2010/2011 termos vindo a fazer parte do projeto “Escolas Solidárias”, promovido pela EDP-Gás: “Energia com Vida”, tendo-nos sido atribuída, durante três anos consecutivos, a distinção de “Escola Solidária”.

    Por: ROSA MARY MANSO (*)

    (*) Professora responsável

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.