Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Saúde


    RASTREIOS GRATUITOS TESTAM SAÚDE VOCAL DA POPULAÇÃO DO NORTE DO PAÍS

    Dia Mundial da Voz celebra-se a 16 de abril

    foto
    O hospitalcuf porto promove um rastreio clínico, gratuito e aberto a toda a população para deteção e informação sobre os problemas da voz, no piso 1 da unidade hospitalar, de 16 a 19 de abril, entre as 16h00 e as 19h00.

    Esta iniciativa, que assinala as comemorações do Dia Mundial da Voz, pretende informar a população sobre os fatores de risco das doenças da voz e a importância de um diagnóstico precoce e ainda prestar aconselhamento médico face à persistência de sintomas.

    «Se a sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema. Se as modificações durarem mais que 15 dias, deve consultar um otorrinolaringologista, sobretudo se é fumador», alerta Eugénia Castro.

    A especialista recomenda ainda que quando se manifestarem alterações da voz se deve «falar baixo e mais devagar, fazer períodos prolongados de repouso da voz e evite sussurrar. E manter-se hidratado bebendo pequenos goles de água ao longo do dia».

    «Para proteger a voz, evite gritar e falar em ambientes muito ruidosos, beba bastante água para hidratar as cordas vocais, faça uma alimentação saudável e exercício físico regular, não se exponha em demasia a ambientes com fumo ou ar condicionado e repouse a voz», conclui.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.