Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2022
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2013

    SECÇÃO: Saúde


    DIA MUNDIAL DA ASMA CELEBRA-SE A 3 DE MAIO

    Estudo comprova maior eficácia da acupuntura no tratamento de bronquite asmática em crianças

    Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura tem um efeito antiasmático em 93% dos casos e proporciona uma maior ventilação pulmonar em 68% dos casos. Resultados que acabam de ser corroborados através de um novo estudo realizado na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Xangai e divulgado pelo Centro de Terapias Chinesas em Portugal, demonstrando os efeitos benéficos da acupuntura no controlo e tratamento da asma alérgica. A investigação foi realizada através da aplicação de acupuntura manual, uma vez a cada dois dias (três vezes por semana) durante cinco semanas. As agulhas foram torcidas cerca de 360° de maneira uniforme, à taxa de 60 vezes por minuto, durante 20 segundos e retiradas após 30 minutos. A eficácia total de sucesso do tratamento foi de 85%. O estudo confirmou também que a duração da inserção da agulha e o seu material faz diferença, assim como o estilo de vida do paciente asmático.

    «Com a chegada da primavera começam a surgir os primeiros surtos perigosos de asma alérgica. Ou não fosse esta conhecida como a estação das alergias. O pólen, pó e os ácaros, combinados com o vento acabam por fazer deste período do ano, aquele em que os portugueses mais recorrem a medicamentos para tratar os ataques de asma provocados pelas alergias – medicamentos esses que possuem inúmeros efeitos secundários como sonolência e dependência. De referir ainda que a sonolência é a principal responsável pelos acidentes de automóvel verificados nas estradas do nosso país, tornando-se assim um efeito secundário potencialmente perigoso não só para o bem estar da pessoa como para a sua própria vida. A Medicina Tradicional Chinesa tem tratamentos para resolver estas situações definitivamente, de modo natural e sem efeitos secundários”, considera Wenqian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa e diretora técnica do Centro de Terapias Chinesas.

    Pesquisas anteriores demonstraram também que as crianças alérgicas que se submetem à acupuntura têm menos crises, de intensidade menor e pouco risco de infeções. O estudo, que avaliou o comportamento de 54 crianças com asma grave, mostrou que a utilização de medicamento diminuiu de 100% para 5% e que qualquer pessoa asmática, independente da idade e do grau da doença, pode sentir os benefícios da acupuntura.

    Xiao Ke Chuan é o nome do mais recente tratamento indicado para pessoas que sofram desde problemas respiratórios pontuais, como uma alergia, a situações mais complicadas e crónicas, como asma ou uma bronquite. Consiste na combinação da acupuntura nos pontos específicos do pulmão e intestino grosso, com uma massagem ao longo destes meridianos e fitoterapia chinesa.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.