Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    A informática no reino de Liliput – a moda dos minicomputadores (2)

    Aproveitando uma conjugação de fatores muito interessante – a miniaturização eletrónica das boards, o surgimento de processadores de muito baixo consumo de energia, a disponibilidade de pequenos discos muito rápidos SSD, os acessíveis recursos da net e a disponibilidade de sistemas operativos livres e gratuitos –, uma geração de novos minicomputadores tem vindo a fazer o seu aparecimento com uma cada vez maior frequência.

    Este é o segundo de alguns artigos que apontam exemplos desta nova tendência na informática pessoal.

    foto
    No artigo anterior falámos do Cotton Candy, um computador inteiro no corpo de uma pendrive.

    Apresentamos agora uma outra proposta, desta vez sob a forma de uma pequena board, lançada inclusivamente sem caixa (mas tendo entretanto terceiros proposto colmatar essa ausência com as suas próprias propostas de caixa) – falamos do Raspberry Pi, um minicomputador de 25 dólares, inicialmente lançado com sistema operativo Linux Fedora, devido ao bom desempenho do Fedora em arquiteturas ARM.

    O Raspberry Pi vem então com um processador ARM11, de 700Mhz e memória SDRAM de 128Mb. Dispõe de uma porta USB 2.0 e de uma HDMI, além de slot Sd//Mmc/Sdio, sendo a partir daí que funciona o disco com o Linux Fedora instalado.

    Outra proposta minimalista muito interessante entretanto aparecida, espanta pela miniaturização – e não estamos aqui a falar de tecnologias fora do alcance comum, mas de propostas já chegadas ao comércio e ao alcance de qualquer bolsa – é o CuBox, um minicomputador de 99 dólares, que se apresenta como um pequeno cubo de 5 cm de altura e cujas dimensões se podem bem apreciar aqui numa das fotografias, quando este é comparado com uma moeda de um euro.

    O CuBox

    O CuBox baseia-se num processador ARM PJ4 de 800 Mhz, vem com 1Gb de RAM DDR3 e uma carta gráfica OpenGL|ES 2.0. Vem ainda com uma porta ethernet, uma porta audio SPDIF, eSata 3Gpbs, duas portas USB 2.0, micro-SD, uma micro-USB, porta infravermelhos e porta HDMI.

    O sistema operativo de origem é o Linux Ubuntu, vindo também pré-instalados Xbmc Media Player e Google Chrome.

    Para quem o quiser é também possível instalar Android, Debian ou Arch Linux.

    O MELE A1000

    A terceira proposta que apresentamos hoje é a do MELE A1000, um miniPC-TV box a 70 dólares, com processador Allwinner A10 de 1 GHz, baseado na arquitetura ARM Cortex--A8, GPU MALI400MP, OpenGL|ES 2.0 e 1 Gb de RAM DDR3. Lançado como TVBox oferece uma porta HDMI, VGA, duas portas USB, uma porta ethernet e uma porta SD; além disso vem com um conetor SATA para juntar um disco rígido ou um leitor blue-ray/dvd.

    foto
    Como sistema operativo, o MELE A1000 vem com o Android 2.3, embora a qualquer momento se lhe possa instalar qualquer distribuição Linuz que suporte o processador ARM, como Fedora, Arch Linux, Ubuntu ou Debian.

    Saltando um pouco fora deste quadro para qualquer coisa mais performante (e dispendiosa), tomando o exemplo do Raspberry Pi, a Intel apresentou também uma proposta, o Intel NUC, com uma motherboard de apenas 10 cm capaz de suportar hardware de nova geração como processador Sandy Bridge Core i3 /i5, e uma GPU Intel GMA HD 3000. No Intel NUC há dois slots para DDR3 SODIMM (4 Gb de RAM), e duas PCI Express, além de duas portas USB 3.0, HDMI, Thunderbolt, módulo para conexão wifi e saída de audio multicanal. Além do mais virá com um disco de 40 Gb SSD. Trata-se pois, aqui, de um projeto muito mais ambicioso e naturalmente mais oneroso do que os mencionados anteriormente. Ainda que a Intel, tanto quanto sabemos, ainda não tenha anunciado um preço, ele deveria andar, apontaram os primeiros analistas, à volta dos 150 dólares, mas este preço foi entretanto corrigido para uns mais viáveis 400 dólares. E além disso desconhece-se que sistema operativo será proposto como standard.

    O MK802

    Voltando aos projetos mais acessíveis, e assemelhando-se muito à proposta apresentada no número anterior de “A Voz de Ermesinde” – o Cotton Candy”, surgiu entretanto o MK802, um miniPC com Android 4.0 instalado e com um preço de 74 dólares.

    Do tamanho (e aspeto) de uma pendrive de 8,8 cm de comprimento, 3,5 de largura e 1,2 de espessura, o MK802 vem com um processador ARM Allwinner A10 de 1,5 GHz, uma GPU MALI400, 512 Mb de RAM DDR3 e 4GB de memória interna.

    Tem ainda uma conexão wireless 802.11b/g Ralink 8188, uma porta HDMI, uma porta microUSB, uma USB normal, e um slot para microSD, que permite expandir a memória interna até 32 GB.

    O MK802, lançado pelo team liliputing, foi entretanto sujeito à prova da instalação de alguns sistemas operativos mais poderosos, tendo aceitado bem quer Puppy Linux, quer o próprio Ubuntu 10.04 otimizado para a utilização no sistema MELE A1000 atrás referenciado neste artigo.

    Oferta com outras características, visando o segmento acima, merece aqui uma palavra a Abaco Computers, que lançou recentemente três propostas de computadores com sistema operativo Linux – Mini, Classic e Pro, estando a base da gama um pouco acima do tipo de propostas que temos vindo a apresentar. Ainda assim, uma palavrinha sobre a proposta mais básica. Os três computadores vêm com sistema operativo Linux Ubuntu 12.04 LTS, o Mini com um processador Atom de baixo consumo e baixo preço, sendo aquele que, para o efeito interessa mais aqui.

    Por: LC (*)

    (*) Com base em informações recolhidas sobretudo no site http://www.lffl.org/ e nos sites dos respetivos fabricantes.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].