Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2010

    SECÇÃO: Saúde


    Porto acolheu campanha de sensibilização “Saiba o que lhe vai no Peito”

    A cidade do Porto acolheu, na passada segunda-feira, dia 18 de Outubro, a campanha de sensibilização “Saiba o que lhe vai no Peito”, uma iniciativa que tinha como objectivo dinamizar e promover a Saúde da Mulher, reforçando a importância do Rastreio Mamográfico.

    Da responsabilidade da Associação de Mulheres Mastectomizadas – “AME e VIVA a VIDA”, a campanha foi dirigida a todas as mulheres e pretendia incentivar e ensinar a prática do auto-exame, assim como sensibilizar para a importância da realização de mamografias periódicas, a cada um/ dois anos, nas mulheres dos 50 aos 69 anos, de acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Oncológicas.

    Neste âmbito e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde de todo o país, uma equipa constituída por duas mulheres mastectomizadas, duas enfermeiras e, por vezes, um médico viajam pelo país nas próximas semanas, com um único objectivo: prestar todo o apoio e ajuda necessárias às mulheres portuguesas, sensibilizando Portugal para a importância do rastreio e do auto-exame mamário.

    Qualquer mulher pode desenvolver cancro da mama, aumentando este risco a partir dos 40 anos e se existir um familiar de primeiro grau com cancro da mama. Segundo as estatísticas nacionais, em cada ano em Portugal há cerca de 5 000 novos casos de cancro da mama – de duas em duas horas é diagnosticado um cancro - e a taxa de mortalidade associada a este problema de saúde pública ronda as 1500 mulheres por ano.

    A campanha pretende, ainda, alertar para os determinantes de saúde que podem contribuir para a diminuição da incidência de cancro da mama, e de qualquer tipo de cancro, destacando-se a prática de exercício físico, a redução da ingestão de gorduras, de açúcar e de álcool e, ainda, o não tabagismo como aliados de uma vida mais saudável.

    Um autocarro de grandes dimensões em tons de rosa, está a percorrer Portugal desde 11 e até 30 de Outubro, no qual as mulheres podem aprender a efectuar o auto-exame e recolher informações úteis e conselhos que as ajudarão a estar alertas para o cancro da mama, num espaço com todas as condições de privacidade, anonimato e higiene.

    O Porto foi a oitava cidade a receber a campanha “Saiba o que lhe vai no peito”, e onde foi realizada a acção de sensibilização. A iniciativa decorreu na Rua Alferes Malheiro, junto à estação de Metro da Trindade. Depois do Porto, e até ao fim do mês, são as seguintes as capitais de distrito visitadas pela acção de sensibilização: Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Santarém, chegando a Lisboa no dia 30 de Outubro.

    A campanha de sensibilização termina por isso, na capital, no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, com a realização de um logótipo humano em tons rosa com o formato do mapa de Portugal, reforçando a mensagem de toda a campanha ‘Saiba o que lhe vai no Peito’.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.