Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2008

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    Imprensa Regional – Que Futuro?

    É este o tema do Seminário a realizar na próxima sexta-feira no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Nas comemorações do 50º Aniversário de “A Voz de Ermesinde” este será o ponto mais relevante, e ilustra o nosso compromisso em reflectir sobre as temáticas que marcam a nossa actividade e a de todos os nossos pares nesta época volátil pautada por grandes questionamentos, novidades e desafios.

    Nesta encruzilhada de lógicas e actuações tão diversificadas esperemos que este Seminário seja na verdade viveiro de ideias, ponto de partida para uma cooperação mais efectiva, entre pares que vivem no seu dia a dia os mesmos problemas, na perspectiva de, em conjunto, encontrarmos caminhos seguros e inovadores para o futuro da comunicação social e, em especial, para a Imprensa Regional.

    É altura de nos debruçarmos sobre algumas propostas que têm surgido neste últimos tempos, trata-se de modelos de actuação junto das empresas de publicações periódicas e dos diferentes factores económicos e sociais que actuam em diversos sectores, como a internet e os jornais gratuitos.

    A dúvida surge quando equacionamos se a imprensa escrita atravessa uma grave crise ou se estamos a assistir a uma alteração radical do modelo de negócio dos jornais.

    Jornais como “A Voz de Ermesinde” terão de equacionar a sua existência apenas por uma lógica de mercado que se sobreponha a outras lógicas sociais e culturais, por exemplo?

    foto
    Qual o papel da escola na formação de profissionais e de leitores?

    Uma escola que promova a cidadania não pode alhear-se dos meios de comunicação social, é através deles que sabemos o que se passa no mundo e a escola tem de encontrar momentos e lugares onde os alunos os possam discutir.

    Alguém dizia que a leitura do jornal todas as manhãs... era uma espécie de oração de todos os dias…

    Mas vamos continuar a ter jornais impressos em papel ou o peso da internet, a televisão, a rádio e novos hábitos de leitura vão acabar por criar outros jornais que englobem isso tudo?

    Será que se trata apenas de aplicar e desenvolver tecnologias adequadas ou teremos de fazer um outro jornalismo?

    São estas questões e muitas mais que vão estar presentes neste Seminário, na esperança de encontrarmos saídas que tornem este jornal mais activo, mais participativo, que contribua para o seu crescimento e continue a registar a história desta terra e a levá-la cada vez mais longe, que continue a ser veículo de informação séria e participativa.

    Temos um problema que é geral e que necessita de resolução a curto prazo: de como crescer economicamente sem vender a alma ao diabo.

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.