Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Governador do distrito rotário visitou Centro Social de Ermesinde e Bombeiros

    O governador do Distrito Rotário 1970 – correspondente a todo o Norte de Portugal (com o limite sul situado numa linha da Marinha Grande à Covilhã), esteve no passado dia 10 de Dezembro, segunda-feira, em Ermesinde, onde realizou uma reunião de trabalho e visitou o Centro Social (CSE) e os Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE).

    Bernardino da Costa Pereira teve a recebê-lo entre outros dirigentes, o presidente do Centro Social de Ermesinde, Alberto Carvalho – que fez a apresentação da IPSS, tendo percorrido as instalações do Lar de S. Lourenço, uma das mais importantes valências do Centro,e nos Bombeiros, de Artur Carneiro, presidente da Associação Hmanitária dos BVE, com o qual realizou idêntica deambulações pelas instalações do novo quartel.

    foto
    O governador rotário Bernardino da Costa Pereira ouviu atentamente, no Centro de Formação do CSE – outra das valência que aí visitou – a história e situação actual da IPSS, sua dimensão e os projectos em curso.

    Alberto Carvalho apontou então a importância do Serviço de Apoio Domiciliário, como uma linha de serviços a privilegiar no futuro, falou dos reflexos de algumas valências no seu meio envolvente, como é o caso do Centro de Animação das Saibreiras, e traçou uma perspectiva do que se pretende com a associada Ermesinde Cidade Aberta, muito importante para dar respostas em termos de complemento de formação na área artística a uma população escolar circundante (num raio de 500m) estimada em 3500 alunos.

    Falou ainda da gestão do programa do Rendimento Social de Inserção, abrangendo 323 famílias, do projecto de requalificação do largo da feira e da recuperação das suas casas para residências inseridas nos serviços prestados pelo CSE.

    Por fim, o presidente da Direcção do Centro Social de Ermesinde fez ainda uma breve referência à intervenção cívica realizada através do jornal “A Voz de Ermesinde”.

    O Governador mostrou bastante interesse por algumas das questões da vida do Centro, querendo perceber melhor quais as fontes de receita da instituição, e a comparticipação do Estado nestas. Quis também saber das parcerias do CSE e das relações com a autarquia.

    VISITA AOS

    BOMBEIROS

    VOLUNTÁRIOS

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Seguidamente, a comitiva rotária – Bernardino da Costa Pereira encontrava-se acompanhado do actual presidente do Rotary Club de Ermesinde, Manuel Sobral Pires, e de vários outros distintos membros do Rotary local, além de outros membros da equipa distrital, como Soares Carneiro – rumou em direcção ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, onde tinha a recebê-la o presidente da Direcção da Associação Humanitária dos BVE – Artur Carneiro (muito recentemente reeleito), que se encontrava acompanhado de alguns amigos de longa data da instituição, como o seu próprio pai, Almerindo Carneiro.

    Artur Carneiro traçou o quadro da história da Associação e da sua vida recente, em particular dos esforços empreendidos na construção do novo quartel.

    Não sem antes ter deixado um contributo aos BVE, o Governador fez então uma visita às instalações do quartel, tendo ficado a conhecer em pormenor os equipamentos e infra-estruturas criadas para acolher e formar os bombeiros, tendo sempre em vista uma melhor prestação de cuidados à população.

    Particular atenção foi dada às capacidades da nova viatura de desencarceramento, uma das mais modernas do país, sempre com a ajuda de um elemento do corpo técnico dos bombeiros, que explicou como aquela permite manter simultaneamente em funcionamento a tesoura, o macaco e o tensor, tornado possível executar tarefas de auxílio que antes demorariam cerca de vinte minutos, em apenas três.

    Mesmo assim, e abordando de passagem algumas carências de equipamento, os BVE sensibilizaram Soares Carneiro, que fez o repto ao Rotary Clube de Ermesinde, no sentido de, com a sua intervenção, as ajudar a suprir logo que possível.

    VIDA ROTÁRIA

    foto
    Após a visita aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, os rotários acompanharam o Governador até à Churrasqueira de Ermesinde, lugar habitual de encontro rotário e onde, já no período nocturno, iria ainda decorrer uma reunião de trabalho, envolvendo algumas das mais destacadas figuras do Rotary de Ermesinde.

    A reportagem de “A Voz de Ermesinde” teve então ocasião para uma breve troca de palavras com Bernardino da Costa Pereira, curiosamente, um rotário proveniente do Clube da Maia e, por isso, vizinho de Ermesinde.

    O Governador explicou a organização rotária – o Distrito agrupa-se em zonas –, e responde directamente ao Rotary Internacional.

    Explicou também as actividades associadas da Rotary Foundation, uma entidade cujo propósito é ajudar a financiar as campanhas propostas pelo Rotary Internacional. As áreas de intervenção que, neste momento, são consideradas prioritárias são a promoção do alfabetismo e literacia, a intervenção nas questões da água e recursos hídricos, e as questões da saúde e nutrição.

    Bernardino da Costa Pereira precisou também o objectivo principal de Rotary, a que se submetem todas as iniciativas: a promoção da Paz e compreensão mundial.

    O Governador falou-nos depois de algumas intervenções em concreto, como a que está a ser levada a cabo na luta contra a poliomielite.

    Para esclarecer melhor o funcionamento de Rotary, Bernardino da Costa Pereira concluiu relativamente às campanhas: «Ao Governador compete lembrar e ao Clube compete decidir».

    Por: LC

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.