Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Fórum: Debate

O Fórum é moderado pelo que as mensagem inseridas não serão automaticamente visualizadas.



Tema:

Autor: A Voz de Ermesinde
Data: 06-04-2005 10:01
Assunto: PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II

Mensagem:

O pontificado de João Paulo II terá sido um dos mais complexos e controversos da Igreja do último século.

Até mesmo na forma como levou o seu calvário até ao fim criou polémica, embora muitos dos que antes defenderam a sua resignação lhe tivessem depois vindo dar razão.

Aliando uma grande determinação em manter intocáveis os valores morais na esfera do comportamento defendidos pelo Vaticano (o celibato dos padres, a interrupção voluntária da gravidez, a ordenação de mulheres como sacerdotes,...), beneficiando do apoio dos sectores mais tradicionalistas da Igreja (excepto a pequena facção ultra-ortodoxa de Monsignor M. Lefèbvre), o Papa como que tomou na suas mãos a rédea solta do Vaticano II, travando outras reformas na Igreja.

A sua nomeação (vindo surpreendentemente da Polónia e não de Itália) aprofundou ao extremo a crise na Europa de Leste do chamado "socialismo real", acentuando os factores de dissenção entre os trabalhadores e o poder aí estabelecido com mão de ferro (como foi o caso do sindicato "Solidariedade") e contribundo grandemente para agravar o seu colapso.

Pelo contrário, denunciou a desumanidade do capitalismo, e chamou a atenção para o agravamento das condições de vida dos trabalhadores e dos mais pobres.

Contrariando o interesse dos Estados Unidos, visitou Cuba, furando o "bloqueio" e, finalmente, com a sua recusa em dar o aval à aventura belicista de George Bush no Iraque, veio colocar uma batata bem quente nas mãos daqueles que proclamando-se católicos, quiseram alinhar, mesmo ao arrepio do Direito Internacional, num massacre de milhões de inocentes para apear o ditador Saddam Hussein e tomar o controlo das rotas do petróleo.

Estas são algumas das pistas para uma reflexão, e aqui convidamos os internautas leitores de "A Voz de Ermesinde" a pronunciarem-se sobre o alcance, os méritos e deméritos, as fragilidades e a força do pontificado de João Paulo II.

Escreva aqui a sua mensagem.

Nome:
Email:
Assunto:
Texto: [:-)]
[:D]
[8D]
[:I]
[:P]
[}:)]
[;)]
[:o)]
[B)]
[8]
[:(]
[8)]
[:O]
[:(!]
[xx(]
[|)]
[:X]
[^]
[V]
[?]
O que é isto?
 

Lista de Mensagens:

  • Re: PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II : Manuel Dias : 06-04-2005 16:35
  •  

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].