Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Fórum: Debate

O Fórum é moderado pelo que as mensagem inseridas não serão automaticamente visualizadas.



Tema:

Autor: Nuno Afonso
Data: 17-02-2011 15:22
Assunto: Acordo Ortográfico da L. Portuguesa

Mensagem:

Caros leitores de A Voz de Ermesinde!

Este é um tema que tem ocupado muitos portugueses nos últimos tempos. O Acordo foi assinado em 1990, aprovado na Assembleia da República no ano seguinte e vai sendo posto em prática aos poucos. Há órgãos de Comunicação Social que já adoptaram a nova ortografia há mais de um ano.Nas escolas deverá ser obrigatoriamente "ensinado" a partir do próximo ano lectivo. Parece-me um tanto inútil esta discussão. A minha opinião, ficou expressa nas crónicas que publiquei neste jornal a 28/02/10, a 15/03/10 e a 30/03/10. Sou a favor e tenho a certeza de que o tempo me dará razão. A maioria das opiniões contra o Acordo partem de pressupostos incorrectos, como confusões com a TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário), conceito de propriedade em relação à Língua, nacionalismo deslocado e quejandos. Como dizia Voltaire no século XVIII, "não concordo com o que dizes, mas defenderei até à morte o direito que tens de dizê-lo". Por mim, que sou professor de Língua Portuguesa,entendo que o acordo deveria ter sido discutido, aprovado e ratificado há mais de um século. Talvez se tivessem evitado prejuízos irreversíveis para um idioma dos mais falados (e escritos) no mundo, como seja a fractura do idioma português em dois ou até mais no futuro.

Escreva aqui a sua mensagem.

Nome:
Email:
Assunto:
Texto: [:-)]
[:D]
[8D]
[:I]
[:P]
[}:)]
[;)]
[:o)]
[B)]
[8]
[:(]
[8)]
[:O]
[:(!]
[xx(]
[|)]
[:X]
[^]
[V]
[?]
O que é isto?
 

Lista de Mensagens:

  • Re: Acordo Ortográfico da L. Portuguesa : Manuel : 23-02-2011 10:50
  •  

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].