Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

18-05-2005 19:20
Autor: valmeida13
Re: Prémio Nacional de Excelência Autárquica para a Câmara Municipal de Valongo Imprimir Responder
Quando no passado dia 4 me referi ao assunto em discussão prometi voltar a ele de forma mais específica. É o que agora me disponho a concretizar. Antes de tudo, é preciso esclarecer que o prémio em apreço se limita a premiar um projecto e não a actividade global da Câmara Municipal. De facto, o prémio atribuído pelo Governo, liderado por Santana Lopes, e com um empurrão do deputado Marco António - de quem, infelizmente, o Concelho não conhece outro qualquer atributo em seu proveito - teve como base um projecto que tem a ver com a "Agência para a Vida Local" que, ainda, não mostrou o que vale.
Portanto, tanta "propaganda" promovida por Fernando Melo à custa dos nossos impostos,taxas e tarifas, não tem o mínimo suporte. Seria bom que Fernando Melo começasse a dar resposta aos problemas fundamentais do Concelho e de todos os seus munícipes e deixasse de fazer "propaganda barata e enganosa", começando a responder a todos quantos lhe pedem esclarecimentos, como aconteceu na última Assembleia Municipal que só o leader do PS lhe pôs seis questões que passo a transcrever:
1 - Quando V.Ex.ª em Dezembro de 2004, entrevistado pela Revista Cívica, editada pelo Governo Civil,afirmava "fazer obra sem dinheiro requer criatividade e imaginação" estava a referir-se ao financiamento que obtém a curto prazo - 400 dias - de empreiteiros e fornecedores, financiamento que, em menos de 4 meses, foi de 532 mil euros e, por outro lado, continuar a hipotecar, com concessões a privados, o futuro das finanças municipais?
2 - Tendo V.Ex.ª eleito o Ambiente como prioridade deste mandato, está satisfeito com o seu trabalho e da sua equipa ou só lhe bastam os "prémios" obtidos, esquecendo-se que, nos cerca de 12 anos do seu mandato, a sua liderança tem conduzido "latu sensu" Valongo para o maior descalabro nesta matéria?
3 - Está VEx.ª satisfeito com o ordenamento do território Concelhio; com o crescimento indiscriminado de"mamarrachos" por tudo quanto é sítio; com o abate das nossas florestas autóctones, substituídas por eucaliptais, entulheiras e montureiras; com o estado dos nossos rios e linhas de água cada vez mais poluídos e sem vida?
4 - Está, ainda, satisfeito com a descaracterização e destruição da Serra de Santa Justa, do seu ecosistema, dos seus caminhos históricos, do seu património de séculos?
5 - Está, por outro lado, satisfeito em ter varrido para "debaixo do tapete" as populações mais desfavorecidas, aglomerando-as em "bairros" que, apesar de construídos à meia dúzia de anos, se encontram já num estado de degradação e de abandono inqualificáveis?
6 - Está, por último, V.Ex.ª convencido da bondade das criticas feitas pelo Partido Socialista, agora confirmadas pelo IGAT, quanto à megalómana intenção de criar uma "Nova Valongo"?
Quererá o Dr. Fernando Melo começar a honrar as suas obrigações de Presidente da Câmara para com os munícipes a quem está obrigado a servir ou limitar-se-à a insultá-los?
É que ao não lhes responder, nem a solucionar os principais problemas da comunidade só aviva a memória da pronúncia um dia exclamada e sistematicamente repetida em surdina "os cães ladram mas a caravana passa".
Cumprimentos


Não existem respostas a este tema.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].