Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

22-04-2005 14:10
Autor: Fernando Ribeiro
Autárquicas em Alfena Imprimir Responder
Por má fé ou coincidência verifiquei que o meu nome consta duma mensagem deste Jornal digital – Voz de Ermesinde – sobre as Eleições Autárquicas em Alfena e do meu apoio ao Dr. Arnaldo Soares. Sou “amigo”, mas não apoiante!...
Sou o militante n.º 58415 com admissão em 5/03/90. Já lá vão uns anos! Nunca vi tal. Sou apoiante do Sr. Guilherme Roque. Entendo que, quando a equipa é vencedora e, pode continuar, não se mexe. Não há razões. Conheço dezenas de Socialistas e Comunistas e nunca os ouvi dizer mal do nosso actual Presidente da Junta. Infelizmente, não posso dizer o mesmo de alguns companheiros meus, que tem vindo a fazer-lhe uma “guerra” sem sentido. Mas, como sabemos a política é mesmo assim. Vou aproveitar esta minha intervenção para duma forma clara e objectiva contar toda a verdade sobre esta “novela”.
Em Alfena existem cerca de 150 militantes activos (não 125 como aqui já foi referido) e desses, 34 foram filiados em 2004 e 2005.
O plenário de 4 de Abril, foi requerido por 21 militantes, 15 dos quais filiados em 2004 e 2005. A esse plenário compareceram 103 militantes, aqui não posso deixar de dar os parabéns ao Dr. Arnaldo e à sua equipa, pela forma organizada como prepararam esse momento, senão vejamos:

1 - Votaram no Dr. Arnaldo 64 militantes (31 filiados em 2004 e 2005).
2 - Votaram no Sr. Guilherme 37 militantes.
3 - 2 militantes foram para a abstenção.
4 - Agora vou explicar o que se passou nos dias que antecederam o plenário. A equipa liderada pelo Dr. Arnaldo começou num porta a porta a determinados militantes (excluo os 34 filiados em 2004 e 2005 pois, esses não era necessário) a convidá-los pessoalmente para a assembleia que se iria realizar, aproveitando para pagar as quotas a alguns e contar-lhes umas histórias que, em princípio, os fariam votar do seu lado (cerca de 50 militantes). Nesta altura alguns começaram a perceber que algo de errado se estava a passar. Nem todos apareceram.
5 - Após o plenário, a equipa liderada pelo Sr. Guilherme começou a fazer exactamente o mesmo, aqui talvez tenha errado pois, devia-o ter feito antes e, para além de falar com os militantes foi recolhendo assinaturas entre eles de apoio à sua recandidatura. O objectivo era encontrar 65 militantes que estivessem do lado do actual presidente. Foi fácil. Começaram por falar com os militantes que estiveram no plenário, onde recolheram 43 assinaturas (os que votaram nele e alguns que assumiram que depois da conversa que tiveram com os apoiantes do Sr. Guilherme perceberam que tinham sido enganados). Depois contactaram os militantes que não estiveram no plenário. Quando atingiram as 22 assinaturas pararam. Não conversaram com todos, não era necessário, o objectivo estava cumprido. Mais um militante do que os famosos 64 votos do plenário.

Só espero que o autor das mensagens que vão chegando a este Jornal digital tenha a coragem de se identificar como eu o fiz e, não se esqueça de informar os leitores deste fórum de que quem encomendou a tal sondagem, não oficial, de que tanto fala, foi um dos apoiantes do Dr. Arnaldo (parece que vai ser o número dois à Junta no caso desta brincadeira ir até ao fim). Ainda em relação a sondagens, o senhor diz que conhece uma não oficial pois, olhe que eu conheço pelo menos cinco ofíciais que, foram realizadas ao Sr. Guilherme, em 1985 com 39%, em 1989 com 44%, em 1993 com 53%, em 1997 com 58% e em 2001 com 62% dos votos em Alfena pelo PSD. Agora percebo os seus problemas, por um lado os Alfenenses estão cansados de votar Guilherme Roque e por outro, a continuar assim, o PS ainda acaba em Alfena. Começo a dar-lhe razão, desta maneira a política não tem piada nenhuma pois, ganha sempre o mesmo.
Sr. Guilherme Roque deixo-lhe uma mensagem e um desafio. Não se preocupe com este “novo” PSD, eles ainda nem sequer sabem porque é que estão contra si e, por outro lado quem escolhe o candidato não alinha em golpes. Em último recurso, pode sempre concorrer de outra forma. Conte comigo e certamente com muitas centenas de alfenenses. O povo não perdoa traições.

23-04-2005 13:42
Autor: Miguel Freitas
Autárquicas em Alfena Responder
Caros Amigos, o momento que Alfena atravessa na sua história é de facto um momento único. A freguesia mobilizou-se como nunca, no sentido de tomar em mãos o seu destino, num verdadeiro exercício de cidadania que 30 anos de democracia ajudaram a cimentar.
Sucedem-se as ideias, os projectos, as aspirações, no fundo, todos querem o melhor para a sua terra, mas acima de tudo querem participar na discussão, querem ser Alfenenses de corpo e alma.
Meus amigos, na vida, tudo tem um princípio, um meio e um fim. Tal como a maçã que nasce na árvore, cresce, amadurece e por fim cai de madura, também na política e na vida, as coisas não são diferentes.
Primeiro um grupo de cidadãos, depois o Partido em Alfena, agora a esmagadora maioria da população, uniu-se em torno daquele que corporiza o sentimento de mudança, um verdadeiro movimento transversal que une todos os Alfenenses, não so os mais antigos mas também os mais recentes, aqueles que alguns insistem em desvalorizar, por entenderem que não tem direito de opinião.
O trabalho até agora realizado é muito meritório, mas como referi acima, tudo tem o seu tempo. Aqueles que sabem qual é o seu tempo são os grandes homens de quem reza a historia, aqueles que se agarram ao poder pelo contrário são esquecidos e pior do que isso, afundam aqueles que se encontram a sua volta, no caso Alfena e o Partido.
Julgo que o actual Presidente da Junta é um homem responsável e entende este sentimento, mas alguns dos que o rodeiam insistem em prejudicar a sua actuação.
O desrespeito sistemático pelas regras democráticas do Partido a que pertencem, a utilização de técnicas Pidescas que consistem no recurso à obtenção de assinaturas presenciais, vulgo abaixo assinados, junto de pessoas que haviam exercido dias antes a sua preferência através do voto secreto, afirmando que o voto secreto foi manipulado e não tem valor algum, o envio de cartas anónimas aos militantes após terem subtraído, sem consentimento do Partido, uma listagem com dados pessoais dos militantes, relatando uma serie de mentiras, são apenas alguns dos exemplos que contrastam com a actuarão do Sr Professor Arnaldo Soares, serena, responsável, assente nos valores e ideais, mas sobretudo assente na vontade dos Alfenenses. Uma actuação de alguém que tem cumprido com todas as regras, e que etapa após etapa tem demonstrado, primeiro ao Partido e agora a população que tem um projecto mobilizador e ganhador.
A responsabilidade agora cabe a quem tem a ultima palavra, e das duas uma, ou cede aos interesses instalados, e vai contra o sentimento da população e põe em causa o projecto social democrata para o concelho e uma eventual vitoria do PSD nas próximas eleições autárquicas, ou em coerência com as posições defendidas no ultimo congresso do PSD aceita a decisão das bases, a mais democrática de todas e genuína.
Entretanto enquanto alguns continuam a falar mas a caravana já passou. A onda vai crescendo e neste momento já ninguém a pode suster.

23-04-2005 14:11
Autor: Joao Sa
Re: Autárquicas em Alfena Responder
Ao ler o relato do leitor acima, fiquei estupefacto, só faltavam os homenzinhos azuis e as naves espaciais.
A história relatada é evidentemente uma grande mentira, não me parece que existam militantes de segunda e outros de primeira e chegados a este ponto o projecto já é incortonável.
Nada mais o pode parar, por isso conto com o Sr Ribeiro para participar no futuro de Alfena.

26-04-2005 01:02
Autor: Fernando Ribeiro
Re: Autárquicas em Alfena Responder
Efectivamente Alfena é uma terra com muita gente e não admira que tenha duas pessoas que por mera coincidência se chamem Ferando Ribeiro, nãó é nada de anormal. Fiquei porém a saber que o outro Fernando Ribeiro, que não tenho o prazer de conhecer, está muito bem informado, com números muito certinhos, com percentagens e até já sabe o lugar nas listas das pessoas. Como dizia alguém não brimquemos com coisas sérias. Não percebo nada de política nem quero perceber, mas sei que a minha terra é um atraso de vida e que o actual presidente de junta que aqui está Há 20 anos já teve mais que tempo de mostrar o que vale. Se não houve ninguém dizer do seu desagrado pelo trabalho do actual presidente é porque não sai à rua ou então houve muito mal.E JÁ AGORA QUE ESTÁ TÃO BEM INFORMADO OUVI DIZER QUE O ACCTUAL PRESIDENTE QUER DEIXAR DE HERANÇA A JUNTA AO FILHO. É VERDADE?

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].