Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-09-2019
Jornal Online

Zona de Debate

06-04-2005 10:01
Autor: A Voz de Ermesinde
PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II Imprimir Responder
O pontificado de João Paulo II terá sido um dos mais complexos e controversos da Igreja do último século.
Até mesmo na forma como levou o seu calvário até ao fim criou polémica, embora muitos dos que antes defenderam a sua resignação lhe tivessem depois vindo dar razão.
Aliando uma grande determinação em manter intocáveis os valores morais na esfera do comportamento defendidos pelo Vaticano (o celibato dos padres, a interrupção voluntária da gravidez, a ordenação de mulheres como sacerdotes,...), beneficiando do apoio dos sectores mais tradicionalistas da Igreja (excepto a pequena facção ultra-ortodoxa de Monsignor M. Lefèbvre), o Papa como que tomou na suas mãos a rédea solta do Vaticano II, travando outras reformas na Igreja.
A sua nomeação (vindo surpreendentemente da Polónia e não de Itália) aprofundou ao extremo a crise na Europa de Leste do chamado "socialismo real", acentuando os factores de dissenção entre os trabalhadores e o poder aí estabelecido com mão de ferro (como foi o caso do sindicato "Solidariedade") e contribundo grandemente para agravar o seu colapso.
Pelo contrário, denunciou a desumanidade do capitalismo, e chamou a atenção para o agravamento das condições de vida dos trabalhadores e dos mais pobres.
Contrariando o interesse dos Estados Unidos, visitou Cuba, furando o "bloqueio" e, finalmente, com a sua recusa em dar o aval à aventura belicista de George Bush no Iraque, veio colocar uma batata bem quente nas mãos daqueles que proclamando-se católicos, quiseram alinhar, mesmo ao arrepio do Direito Internacional, num massacre de milhões de inocentes para apear o ditador Saddam Hussein e tomar o controlo das rotas do petróleo.
Estas são algumas das pistas para uma reflexão, e aqui convidamos os internautas leitores de "A Voz de Ermesinde" a pronunciarem-se sobre o alcance, os méritos e deméritos, as fragilidades e a força do pontificado de João Paulo II.

06-04-2005 16:35
Autor: Manuel Dias
Re: PONTIFICADO DE JOÃO PAULO II Responder
Em primeiro lugar, e como antigo elemento com responsabilidades neste jornal, quero congratular-me com os seus responsáveis pela versão "on line" do Jornal! Agradável e bem apresentada, destacando algumas secções que se prestam mais a uma consulta imediata!

Agora acerca de João Paulo II, penso tratar-se de uma personalidade muito "sui generis", que mexeu na estrutura da Igreja Católica, em termos de relacionamento com o Mundo, a nível político, cultural e religioso! Crentes e não crentes, ninguém ficou indiferente ao seu pontificado! Soube, como nenhum outro Papa, utilizar a comunicação social para fazer passar a sua mensagem de Paz Universal e de harmonia entre todos os credos religiosos. A Igreja Católica, tradicionalmente conservadora, teve em Karol Woitila, um Homem aberto ao diálogo, capaz de proceder ainda a muitas alterações se a vida se prolongasse por mais alguns anos.
O que se espera agora é um Papa continuador da sua política de Homem de Diálogo, capaz de intervir em favor da paz universal e da garantia dos direitos dos oprimidos, daqueles que não têm voz, nem bens materiais apetecíveis às grandes potências!
Timor, Iraque, países do 3.º Mundo precisam dum Papa capaz de garantir a continuidade do "espírito" renovador de João Paulo II! É preciso ainda um Papa que seja capaz de reformar a Igreja no sentido moderno do tema, em termos de integração da mulher em todos os cargos religiosos, e que se mostre aberto ao debate das grandes questões relacionadas com a vida humana, a todos os níveis!
Que os altos dignitários da Igreja consigam estar à altura das suas grandes responsabilidades.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.