Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

17-02-2011 15:22
Autor: Nuno Afonso
Acordo Ortográfico da L. Portuguesa Imprimir Responder
Caros leitores de A Voz de Ermesinde!
Este é um tema que tem ocupado muitos portugueses nos últimos tempos. O Acordo foi assinado em 1990, aprovado na Assembleia da República no ano seguinte e vai sendo posto em prática aos poucos. Há órgãos de Comunicação Social que já adoptaram a nova ortografia há mais de um ano.Nas escolas deverá ser obrigatoriamente "ensinado" a partir do próximo ano lectivo. Parece-me um tanto inútil esta discussão. A minha opinião, ficou expressa nas crónicas que publiquei neste jornal a 28/02/10, a 15/03/10 e a 30/03/10. Sou a favor e tenho a certeza de que o tempo me dará razão. A maioria das opiniões contra o Acordo partem de pressupostos incorrectos, como confusões com a TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário), conceito de propriedade em relação à Língua, nacionalismo deslocado e quejandos. Como dizia Voltaire no século XVIII, "não concordo com o que dizes, mas defenderei até à morte o direito que tens de dizê-lo". Por mim, que sou professor de Língua Portuguesa,entendo que o acordo deveria ter sido discutido, aprovado e ratificado há mais de um século. Talvez se tivessem evitado prejuízos irreversíveis para um idioma dos mais falados (e escritos) no mundo, como seja a fractura do idioma português em dois ou até mais no futuro.

23-02-2011 10:50
Autor: Manuel
Re: Acordo Ortográfico da L. Portuguesa Responder
O Sr. Nuno Afonso sabe melhor do que eu que o novo acordo ortográfico beneficia apenas outros países de lingua portuguesa...Brasil, por exemplo! Aos poucos, vamos cavando a cova para a Língua materna de Camões. Actualmente, com o acordo ortográfico, a língua portuguesa deixou de ser a nossa "mãe", abandonou-nos para adoptar outros Países... Actualmente, a Língua Portuguesa é a nossa madrasta.
Ato= verbo atar? verbo agir? - em que ficamos?

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].