Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online

Zona de Debate

20-01-2010 00:45
Autor: José Manuel Pereira
Re: Re: Abate de árvores (para já) travado Imprimir Responder
Caro Sr. António ou como verdadeiramente se chama. O Sr. não percebe mesmo nada da Poda e muito menos de árvores. Efectivamente tem toda a razão quanto ao abate das referidas árvores. Ermesinde é uma cidade linda com tantos jardins e espaços verdes que, afinal deitar 17 árvores abaixo mais não é que um acto patriótico de longo alcance ecológico. Tem razão, e mais quando é apologista de se abater todas as existentes porque "são plátanos, árvores que nunca deveriam ter sido plantadas naquela zona"... Eu por mim, plantaria Bananeiras e resolveria definitivamente o problema! Não devem ter raízes incomodativas e se as tiver, corta-se o mal pela raíz ou, caso seja necessário, coloca-se em cada raíz um sensor para que as mesmas nunca venham à superfície. Plantam-se igualmente as árvores já crescidas, com palas protectoras para não deixar cair a folha e longe... muito longe das casas para, quando acabar de crescer não irem para junto destas. Também há a alternativa de se pedir à Junta para colocar no Largo da Antiga Feira, as árvores só no Outono, quando não têm folha. No restante período do ano, a Junta retira novamente as árvores até ao Outono seguinte.
Quanto à afirmação que a Coragem de Mudar nada disse em sede de Assembleia de Freguesia sobre o abate das árvores, apenas uma ligeira e carinhosa rectificação. Visto não ter estado na referida AF - caso contrário não mostraria tal ignorância - quem lhe pediu para contar esta história, aproveitou e encomendou-lhe para mandar uns "bitaites", tipo Liga dos Últimos. Seria mais sensato da sua parte, usar o nome das pessoas e não tropeçar nas raízes existentes nos passeios. Caso contrário, distraído que anda, qualquer dia cai-lhe um Plátano em cima. E, nessa altura, nenhuma Poda o salvará. Em relação à troca das pessoas, conto desde já com a sua participação para, ainda neste mandato, fazer por aí umas Podas...
Um abraço e boa Poda.

17-01-2010 12:07
Autor: António
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
Valha-me Deus. Quem ouve este José Gomes deve achar que vão se abater 17 árvores que todo o Ermesinde idolatra. Primeiro, são 17 em 71 árvores, depois são plátanos, árvores que nunca deveriam ter sido plantadas naquela zona, terceiro não é porque em tempos alguém as plantou mal que não se deve resolver o problema. Se o Sr. fosse morador da zona, talvez entendesse melhor do que estou a falar. Falo dos passeios levantados, porque aquelas árvores têm crescimento de raízes à superfície (mais um motivo para ter sido mal escolhido, em tempos, a sua plantação), falo das caleiras entupidas, porque foram plantadas muito perto das casas. Claro que quando foram plantadas estavam longe, esqueceram-se é que são árvores de grande porte, logo iriam crescer e ficar perto das casas.
A Coragem de Mudar na AF sobre o abate das árvores não disse nada e sabe porquê? Porque quem é da coragem de mudar tem história na cidade e não pode começar a sua vida politica do zero. Era o mesmo que enquanto presidente da junta mandava podar as árvores pelo tronco e para isso mais vale abater algumas para salvar as outras de uma poda ignorante que um dia vai levar as árvores a caírem em cima de alguém. Não sei se sabe mas quando se poda da maneira que o seu colega de partido mandava, as árvores ficam mais fracas e com um temporal podem depois vir a cair. Sendo assim Sr. José Gomes troque alguma das pessoas que já são da casa por gente realmente nova, com ideias novas e sem passado.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].