Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

08-01-2010 11:45
Autor: José Carlos Gomes
Abate de árvores (para já) travado Imprimir Responder
O presidente da Junta de Ermesinde teve a brilhante ideia, PSD, PS e CDU deram ámen: havia que abater 17 árvores no antigo largo da feira de Ermesinde.

Felizmente existe Coragem de Mudar. O movimento independente opôs-se a este atentado ambiental. Fê-lo na Assembleia de Freguesia de Ermesinde, em intervenções públicas e na Câmara Municipal.

Resultado das diligências da Coragem de Mudar: o presidente da Câmara, muito a custo, lá teve de aceitar que o assunto não seria resolvido pela calada, teria de ser discutido e votado no Executivo municipal. Ou seja, a Coragem de Mudar conseguiu impedir o abate das árvores - um terço de todas as existentes no local, queira destruir o presidente da Junta, que ainda acha pouco. Por intervenção da Coragem de Mudar o processo voltou à estaca zero. Esperemos que os eleitos do PSD e do PS na Câmara não queiram seguir as pisadas dos congéneres de Ermesinde. A cidade dispensa mais malfeitorias ambientais.

18-01-2010 12:34
Autor: Pedro Ribeiro Pereira
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
Ermesinde é, indiscutivelmente, a freguesia do Concelho de Valongo mais sobrelotada e com uma nulidade no que concerne ao tão afamado Ordenamento do Território.

Lamento, antes de tudo, que não seja possível colocar, neste mesmo fórum, qualquer tipo de imagens. De facto, caro Sr. António, ao ser visualizada a planta dessa mesma zona (Largo da Antiga Feira) poderia compreender a necessidade discutível de abater as ditas árvores. Que sejam Plátanos, que não lhe agradem esteticamente é inteiramente aceitável. No entanto, quando o grande objectivo é dar lugar a novos espaços de estacionamento (cuja necessidade é, também, inteiramente discutível), cuja construção não é de todo ameaçada pela permanência das árvores, não entendo. Não entendo o porquê de as considerar tão mal projectadas ao ponto de afectar as áreas residências (espero que mo evidencie).

É, então, uma questão de optimização de recursos. Os lugares de estacionamento ganhos com o abate são de número diminuto, enquanto os ganhos, a nível natural e urbanístico, com a sua manutenção são – pelo menos no meu ponto de vista, indiscutíveis. Criar um futuro respeitando o passado, parece-me um belíssimo lema.

11-01-2010 21:50
Autor: Coragem de Mudar
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
Coragem de Mudar, blá,blá,blá,bláblá, blá, blá.

Tudo treta.

13-01-2010 14:56
Autor: José Ferreira
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
Este comentário tem demagogia que chegue...
A "coragem de mudar" sobre este assunto disse NIM.
Entendiam que a A.F. não deveria decidir sobre o assunto, mas sim o executivo, o que é bem diferente.( Por outras palavras, fugiram com o " " á seringa)

14-01-2010 14:32
Autor: José Carlos Gomes
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
O Sr. José Ferreira está enganado. A Coragem de Mudar assumiu-se frontalmente contra o abate das árvores e fê-lo de diferentes modos, inclusive através de um comunicado público que talvez A Voz de Ermesinde venha a noticiar.

Outra coisa diferente é a forma como o processo decorreu. Sendo contra o abate das árvores, a Coragem de Mudar pode perfeitamente ser a favor de uma requalificação do largo da antiga feira, desde que a obra respeite o património natural, sentimental e histórico dos Ermesindenses. Certo?

Sendo a favor de uma requalificação que não destrua as 17 árvores, a Coragem de Mudar tem o direito de entender que o processo foi conduzido erradamente pelo presidente da Junta. Certo?

É disso que se trata. Espero ter sido claro.

17-01-2010 12:07
Autor: António
Re: Abate de árvores (para já) travado Responder
Valha-me Deus. Quem ouve este José Gomes deve achar que vão se abater 17 árvores que todo o Ermesinde idolatra. Primeiro, são 17 em 71 árvores, depois são plátanos, árvores que nunca deveriam ter sido plantadas naquela zona, terceiro não é porque em tempos alguém as plantou mal que não se deve resolver o problema. Se o Sr. fosse morador da zona, talvez entendesse melhor do que estou a falar. Falo dos passeios levantados, porque aquelas árvores têm crescimento de raízes à superfície (mais um motivo para ter sido mal escolhido, em tempos, a sua plantação), falo das caleiras entupidas, porque foram plantadas muito perto das casas. Claro que quando foram plantadas estavam longe, esqueceram-se é que são árvores de grande porte, logo iriam crescer e ficar perto das casas.
A Coragem de Mudar na AF sobre o abate das árvores não disse nada e sabe porquê? Porque quem é da coragem de mudar tem história na cidade e não pode começar a sua vida politica do zero. Era o mesmo que enquanto presidente da junta mandava podar as árvores pelo tronco e para isso mais vale abater algumas para salvar as outras de uma poda ignorante que um dia vai levar as árvores a caírem em cima de alguém. Não sei se sabe mas quando se poda da maneira que o seu colega de partido mandava, as árvores ficam mais fracas e com um temporal podem depois vir a cair. Sendo assim Sr. José Gomes troque alguma das pessoas que já são da casa por gente realmente nova, com ideias novas e sem passado.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].