Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online

Zona de Debate

09-10-2009 13:05
Autor: Fernando Peixoto
Alfena, fórum da verdade Imprimir Responder
Alfena, uma das freguesias que compõe o concelho de Valongo, foi subitamente confrontada com um estudo realizado por alguns dos seus cidadãos, estudo esse que se traduz em conclusões muito graves e preocupantes.

Com efeito, após consultas a entidades oficiais, tais como o INE (Instituto Nacional de Estatística), IGP (Instituto Geográfico Portugal) e IGeoE (Instituto Geográfico do Exército) verificou-se que, o território da 3ª maior freguesia do concelho de Valongo perdeu cerca de 30% do seu território nos censos de 2001.

Tal facto, deveras grave e preocupante, pois feito sem que ninguém na freguesia tivesse tomado conhecimento, levantou desde logo uma questão, que se prende em saber quem foi, ou quem foram, os responsáveis?

Após contacto com as entidades envolvidas chegou-se à conclusão (embora para já meramente oficiosa), que um dos responsáveis foi o Sr. Arnaldo Soares, actual Presidente de Junta de Freguesia de Alfena e candidato a Vereador nas listas do PSD à Câmara Municipal de Valongo nas eleições que se irão realizar a 11 de Outubro.

Uma das principais bandeiras do Sr. Arnaldo Soares e do PSD, é a criação de emprego e de riqueza na freguesia de Alfena, e como tal, defendem a criação de uma nova zona industrial em Alfena, numa área protegida, que para ser alvo de edificação carece de Autorizações da CCRN e alterações no PDM.

Só que esta nova zona industrial que querem edificar não fica na freguesia de Alfena ao contrário do que afirmam, uma vez que o território da freguesia viu-se subtraído desde 2001 em 30%, encontrando-se essa zona, actualmente, fora do território de Alfena e incorporada na freguesia de Valongo.

Sendo Arnaldo Soares candidato a Vereador e um dos responsáveis por esta situação, qual será então o motivo pelo qual continua a defender tão acerrimamente esta edificação de uma nova zona industrial naquela zona, quando a mesma pertence à freguesia de Valongo?

À parte outras interrogações que este assunto possa suscitar, será seguramente um bom tema de investigação jornalística e para questionar os vários candidatos à Autarquia num debate entre todos.

Não existem respostas a este tema.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].