Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

07-07-2009 10:40
Autor: Manuel Basto
Grupo Ágora Imprimir Responder
ÁGORArte - Associação Cultural e Artística? ou, Ágorarte - Associação Politica e de Campanha do Partido Socialista?
Estou deveras muito desiludido com esta colectividade.
Para mim, actualmente, este movimento pretende concorrer para a dinamização e promoção de politicas partidárias nomeadamente o P.S.
Contribui para a elevação de interesses partidários onde se insere, perspectivando também a luta partidária do concelho de Valongo promovendo campanhas politico-partidárias junto da armada do Partido Socialista. Em nada promovem o interesse cultural e artistico,bem como o levantamento e fruição das potencialidades culturais.
Foi com alguma surpresa e decepção que assisti a um artigo -(II Conferências de Ermesinde, D.António Ferreira Gomes...) - deste mesmo grupo no Jornal de campanha do Partido Socialista, o Direct Press.
Tenho pena que esta associação, Ágorarte, não saiba gerir de forma independente as suas iniciativas e actividades e desenvolver as suas potencialidades à margem de politicas partidárias.
É sabido que os membros afectos a esta associação são militantes, membros e simpatizantes do Partido Socialista mas julguei que o grupo Ágora seria unica e exclusivamente um movimento cultural e artistico.
Estamos a falar de um grupo de pessoas que promovem a cultura mas não é mais do que uma carruagem de campanha do P.S. de Valongo. Certamente este grupo terá associados que não são do P.S. (como eu!) e, como tal, vejo com alguma repugnância o referido artigo num jornal de campanha do Partido Socialista.
Não vejo mal algum quando um membro como o actual presidente do grupo Ágora, Carlos José Saraiva Faria, se manifesta a favor do candidato Afonso Lobão. Pessoalmente, cada um é livre de fazer as escolhas politico-partidárias e de opinar publicamente as suas referências. Agora, utilizar o nome de uma associação para promover um candidato ou politicas não me parece o mais acertado.
Um grupo é um conjunto de pessoas que se movem de acordo com os pressupostos, iniciativas e objectivos em voga e definidos pela associação.
Ora, consultando as declarações de principios, actividades e objectivos propostos pelo grupo Ágora vejo que estão a faltar aos compromissos assumidos. Julguei que a campanha política estaria fora dos objectivos desta associação.
Claro que a politica faz parte da nossa cultura, ideais e valores mas para isso se criaram os partidos politicos.
Por Favor não atrelem esta associação a campanhas politico-partidárias.
Se querem abordar politicas discutam o tema de forma independente porque há membros e associados que não serão decerto do P.S.
Desculpem o meu desabafo mas acho que não estão a agir correctamente...

Não existem respostas a este tema.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].