Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

19-02-2009 15:29
Autor: Luis
Re: Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Imprimir Responder
É uma grande estupidez cobrar 10euros poruma missa...

19-02-2009 20:29
Autor: Victor Machado
Re: Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Em resposta ao atacar isto ou aquilo, eu nao ataco ninguem, sou agnostico cem por cento e nao alinho em partidos politicos que considero a outra parte do cancro que destroi e sacrifica as sociedades, independentemente da orientacao que tenham,
apenas me limito a ver o mundo na minha propria realidade. Nao tenho religiao, tenho moral, nao roubo, nao ofendo ninguem e se puder viver sem mentir faco-o o mais possivel, mas nao por medo de deus mas sim baseado nos meus principios de viver. Estamos no seculo 21, a religiao foi inventada ha milhares de anos para obrigar as pessoas a temer a algo que elas devido ao seu pouco conhecimento nao sabiam as origens e temiam, tais como as catastrofes atmosfericas, vulcoes, terramotos, fome, etc., foram-se criando (aperfeicoando a trafulhice)novas religioes e novos mitos atraves dos seculos, veja-se quantas religioes existem por esse mundo, exitem deuses desde bonecos de barro, madeira,etc ate animais comos vacas e outros animais. O mundo e grande mas nao tao grande que possa albergar tantos deuses, claro que tentam dizer que deus e so um para que as pessoas temam e os governos tanto apreciam essa ajuda porque dessa forma as pessoas alheiam-se um tanto das trafulhices que os governos fazem, enquanto os governos limpam as pessoas por um lado fazendo-lhes a vida negra e insuportavel, depois a igreja faz o resto, nao deixa de ser uma combinacao vantajosa para ambas as partes so que o ze fica sempre lixado quer por um lado quer por outro.
Ainda em relacao ao meu amigo ermesidense que teve de pagar 10 euros pela missa, meu caro, se realmente quer continuar a iludir-se com a existencia de um deus que nunca fez nada por ninguem, pelo menos para seu consolo digo-lhe que ate nem e mau de todo, ha religioes onde se alguem quer ser membro
tem de pagar pelo menos 10 por cento do seu salario alem ou ate da sua riqueza e nao me diga que essa religiao ou aquela sao mas e a catolica e boa sao todas iguais. Fui criado catolico, ai nessa mesma linda terra de Ermesinde, e um dia depois de regressar de Mocambique onde fiz o meu servico militar, emigrei como embarcadico por esse mundo fora. Ao visitar dezenas e dezenas de paises muito deles muito pobres, os turistas so podem fazer ferias nos paises pobres onde e tudo barato, cheguei a conclusao de que quanto mais pobre era a area mais igrejas se viam, isso so significa que sao os pobres o grande dorso da igreja, quer dizer deus ajuda os ricos e esquece-se dos pobres? Nao, deus nao ajuda nem ricos nem pobres
porque nao existe e se existisse teria que ser um grande sadico porque se so com o sofrimento das pessoas se pode atingir o seu "ceu" entao que raio de pai e ele? eu sou pecador e aceito ser castigado pelos meus actos mas nao aceito que criancas sejam castigadas pela fome, pelo sofrimento da dor, da doenca, da falta de membros, de vista, etc e se deus nao tem poder para evitar essa dor a esses inocentes, ou so com o sofrimento deles e que se satisfaz, isso entao prefiro ficar so com o Sporting, pelo menos ja sei o que me espera.
Nao tenho nem quero ofender seja quem for, respeito as crencas de cada um, so nao aceito e tentarem impingir ou forcar as pessoas a aceitar seja que religiao for, se deus e poderoso deixam-no convencer-me pessoalmente, nao use vendedores ambulantes e agentes para vender o seu produto. Vivo em Pasadena, CA um suburbio urbano dentro de Los Angeles, com cerca de 130 mil habitantes e garanto-lhes que de entre todas as religioes ha aqui mais de mil igrejas, mas tambem lhes digo que apesar de nem sequer ser das zonas mais pobres de Los Angeles tem uma populacao emigrante latino-americana e da raca negra de mais de 70 por cento e isso justifica o grande numero de religioes so aqui nesta area.
Tenho pena que as pessoas vivam no engano toda a vida e morram agarradas a esse engano, mas sozinho nao posso fazer nada, a igreja e demasiada poderosa para o evitar e se nao for com a cruz evitam-no com a moca, como ha milhoes de casos na historia. Quando ha pouco tempo me divorciei e o Juiz me ordenou que jurasse sobre a biblia que so diria a verdade, etc, etc, eu disse ao Juiz que nao o poderia fazer porque ia contra os meus principios dado que dou menos valor a biblia que ao livro do rato mickey, o Juiz um judeu de 80 anos quase me comeu vivo , tendo-me inclusivamente ameacado com cinco dias de prisao se nao me calasse. So que aqui a liberdade de expressao esta na constituicao e ele teve que engolir as palavras, porque por sinal tambem sou cidadao americano e como tal tenho direitos, ele nao sabia isso.
Um abraco e boa sorte para todos os ermesindenses, religiosos ou nao.

Victor Machado

PS: Devido a nao ter um teclado em portugues as minhas palavras nao tem acentos ou cedilhas,para o facto peco desculpa.

16-02-2009 21:33
Autor: Victor Machado
Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Meu caro,
A Igreja (entenda-se qualquer religiao) e um negocio como outro qualquer. Isto de ser trafulha tambem tem as suas tecnicas, se um advogado pode cobrar milhares para mansamente enganar e extorquir os seus clientes e adversarios um padre nao deixa de ter menos direitos que um advogado, ambos estudaram para serem trafulhas e enganar o ze povinho. Ja alguma vez pensou quantos milhoes de pessoas morreram assasinadas em nome de Deus e da religiao? Entao averigue sem tendencias a santa inquisicao e se nao lhe convencer estude as cruzadas e outras guerras feitas em nome de Deus do qual morreram milhoes de pessoas inocentes para nao falar da riqueza incalculavel que o Vaticano mantem, ou lembrar-lhe os milhares de criancas de ambos os sexos violadas por padres e elementos da Igreja por esse mundo fora. Deixe-se de missas, guarde (e venere) uma boa imagem na sua memoria em relacao ao seu defunto e garanto-lhe de que ele(a) ficara muito mais bem servido.
Seria muito mais longo mas o espaco...
Saudacoes de um ermesindense desterrado na California.
Victor Machado

18-02-2009 12:26
Autor: Pinto
Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Isso mesmo!
Só faltava agora culpar a Igreja de todos os males que assolam o mundo contemporâneo!
Está na moda... pois é!
Os erros cometidos ao longo da história são indiscutíveis, e por isso mesmo já foram assumidos pela Igreja. Ninguém é imune a cometer erros e muitos foram certamente cometidos.
Mas, neste mundo em constante evolução, passou a estar na moda atacar de forma vil a Igreja. Mas vejamos as alternativas que estes "laicos" nos atiram todos os dias: Casamentos homossexuais, adopção de crianças por "casais" de homossexuais, liberalizar venda de drogas, criação de casas de "chuto", "liberalização" do aborto e transformação deste em método anti-concepcional, "liberalização" da eutanásia sem discussão pública, etc, etc.
Graças a estes novos "moralistas" temos agora uma sociedade sem valores, sem respeito pelo próximo, sem respeito pela família, sem respeito pela verdade... onde impera a irresponsabilidade de cada um...
A igreja com todos os defeitos que tem (e eu admito que sim) ainda participa de forma activa no auxílio aos mais desfavorecidos, e em obras sociais, sendo um amparo para muita e muita gente.
Sem "traves mestras" a nossa sociedade vai cair, se é que já não caiu...
Mas, como está na moda atacar Instituições como a igreja...
P.S. Já algum daqueles que aqui gasta o seu tempo a produzir afirmações destas olhou BEM PARA SI MESMO? antes de se falar dos outros devíamos era cultivar em nós mesmos o sentido de auto-crítica... como "alguém" disse outrora..."quem nunca pecou que atire a primeira pedra..."

18-02-2009 18:39
Autor: CARLOS SANTOS
Re: Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Meu caro Sr. Aurélio.
Vamos lá a ver se nos entendemos. O Senhor não me ofendeu não, sou católico e membro da Igreja Católica, sedeada em Ermesinde. Quanto ao seu assunto - estipêndio de Missa demasiado caro apenas suportável pelos ricos, deixe-me que lhe diga que não faz nenhum sentido. Senão vejamos - a igreja (a casa) tem despesas - luz, água, limpeza, um funcionário que atende as pessoas - o vulgarmente designado de Sacristão. O pároco de Ermesinde presta contas dos estipêndios de Missas que são pagos pelos fiéis. Quero dizer-lhe também que tenmho muitas vezes sufragado a alma dos meus entes queridos pela minha participação na Santa Missa, e não pago nada. Vou à celebração com essa intenção e Deus que nos conhece na totalidade sabe bem que é por este ou aquele que Eu o louvo quando participo na Missa.
Mais gostava de lhe dizer que apesar do preço exigido 10 € parecer um absurdo, ninguém se dispõe a deixar de usufruir de outras coisas, às vezes bem dispensávbeis e até inúteis.
Se a sua vontade é sufragar a alma do seu ente querido e não dispõe de dinheiro para pagar o estipêndio de Missa exigido, apareça na celebração com essa intenção e ninguém à entrada lhe cobra nada mesmo, asseguro-lhe.
Agora a sua afirmação de que a Igreja de Ermesinde é para os ricos, valha-me Nosso Senhor, vá ao Domingo à igreja e olhe à sua volta - lá encontra, ricos, pobres, desempregados, mal vestidos, bem vestidos, jovens, menos jovens, sem distinção de classe social. O responsável da comunidade - o pároco fala para todos e não pergunta a condição de ninguém.
Não se sinta discriminado por favor, vá sempre que entender à igreja de Ermesinde, uma bela casa, construída não para este ou aquele padre, mas para acolher os fiéis que se pretendem reunir em Assembleia para louvar a Deus.
Não sou padre, por isso queria finalmente dizer-lhe que apesar de não ser ofensivo o seu comentário é pelo menos injusto.
Sabe eu sou pecador também.
Saudações em Jesus Cristo

18-02-2009 18:57
Autor: CARLOS SANTOS
Re: Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Sr. Vitor

Com todo o respeito gostaria de lhe dizer que as igrejas estão vazias ou com menos gente sim concordo, mas sabe a razão - um tempo marcado por falta de valores e profundamente egoísta.

Trazer agora à colação, a propósito do aumento do estipêndio de Missas, os crimes que a Igreja cometeu é não perceber que a Igreja somos nós os homens, com o coração que temos e os valores que defendemos.
Sim no passado mais longínquo e até no mais recente, homens e mulheres desta Igreja Santa e pecadora, cometeram crimes contra outros homens é tudo verdade, mas será desnecessário falar disso neste forum. O próprio Papa João Paulo II reconheceu os pecados cometidos em nome da Fé.

O Vsticano é rico?!
Se calhar é, não o nego, em memória, porque sabe um povo sem memória é um povo sem valores e critérios de vida.
Toda a riqueza do Vaticano é posta ao serviço da humanidade - vá aos Museus Vaticanos e pode ver belas obras de arte e tantas outras riquezas... estão ali ao dispor de quem quiser.

Sabe a minha Fé é n'Ele, em Jesus Cristo e na Igreja que Ele fundou em Pedro.
Esta Igreja é feita de todas as pessoas que quiserem e muitas não entendem que há atitudes ou palavras que não coincidem com o que Jesus ensina e faz.

Generalizar é perigoso - há advogados que merecem o nosso respeito como os há que não o merecem, em função dos seus actos.
Naturalmente há Padres menos correctos sim senhor concordo, mas há Padres verdadeiramente bons servos desta Igreja e eu conheço alguns...
Porventura terá tido más experiências, não sei...
Mas não caia na tentação do enxovalhamento, não leva a lado nenhum - os erros devem ser denunciados mas o amor às pessoas que erram deve persistir, porque hoje outros erram amanhã eu próprio vou cometer erros, mais ou menos graves - afinal quem não erra?

Sr. Victor dum,a coisa estou certo - se esta Igreja não fosse animada por Deus (Espírito Santo), com tantas loucuras cometidas já tinha desaparecido...

Não sou nem gosto de fundamentalismos porque são uma doença...
Sou parte da Igreja que desejo mais Santa claro que sim.

Com estima
Carlos Santos

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].