Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

16-02-2009 21:33
Autor: Victor Machado
Re: Igreja de Ermesinde para os Ricos Imprimir Responder
Meu caro,
A Igreja (entenda-se qualquer religiao) e um negocio como outro qualquer. Isto de ser trafulha tambem tem as suas tecnicas, se um advogado pode cobrar milhares para mansamente enganar e extorquir os seus clientes e adversarios um padre nao deixa de ter menos direitos que um advogado, ambos estudaram para serem trafulhas e enganar o ze povinho. Ja alguma vez pensou quantos milhoes de pessoas morreram assasinadas em nome de Deus e da religiao? Entao averigue sem tendencias a santa inquisicao e se nao lhe convencer estude as cruzadas e outras guerras feitas em nome de Deus do qual morreram milhoes de pessoas inocentes para nao falar da riqueza incalculavel que o Vaticano mantem, ou lembrar-lhe os milhares de criancas de ambos os sexos violadas por padres e elementos da Igreja por esse mundo fora. Deixe-se de missas, guarde (e venere) uma boa imagem na sua memoria em relacao ao seu defunto e garanto-lhe de que ele(a) ficara muito mais bem servido.
Seria muito mais longo mas o espaco...
Saudacoes de um ermesindense desterrado na California.
Victor Machado

13-02-2009 18:21
Autor: Aurélio Martins Capelo
Igreja de Ermesinde para os Ricos Responder
Espero que não seja pecado este meu desabafo! Espero também que este meu desabafo seja publicado e que outros façam força.
A crise chegou à igreja...Hoje a Igreja é decididamente para os Ricos. O unico consolo dos pobres foi-se...
Senão vejam bem o caso: Fui hoje marcar uma missa em homenagem dum falecido familiar meu. Até aí tudo bem. De seguida, o Sacristão da Igreja de Ermesinde disse-me que agora o preço de marcação das missas é nada mais nada menos do que 10Euros. Leram bem: 10Euros.
Até agora a marcação de missas ficava por 5 Euros e de uma cajada só aumentou para 10 Euros, o dobro! Feitas as contas, ao fim de um ano sao 120 Euros: 24contos na moeda antiga. 2 contos por mês.
Meus amigos, muito sinceramente isto é o cúmulo, completamente inaceitável. Por Amor de Deus -(é bem o caso) - 10Euros é completamente inadmissivel e incomportável para um bolso dum pobre crente.
Na minha opinião penso que a Igreja de Ermesinde está a cometer um gravissimo pecado em honra de Deus, dos seus irmãos vivos e dos que já faleceram.
Julgava eu que Jesus Cristo tinha dito aos seus apóstolos para deixarem tudo e todos os bens materiais em prol da Palavra e da Doutrina. E vem agora a Igreja de Ermesinde pedir aos seus cristãos da freguesia de Ermesinde que deixem todas as sua quantias monetárias na Igreja.
Cada vez mais me convenço que nos dias de hoje de nada nos vale ter Fé. Hoje em dia as Igrejas estão vazias, as pessoas perderam a Fé, Crença e Esperança. Por 10 Euros não me admira nada que esta Igreja fique vazia.
Mais, isto é pura DISCRIMINAÇÃO entre pobres e ricos. Sinto isto na pele porque não tenho dinheiro para pagar uma missa por um ente que me é querido. Tenho pena. Sinto-me completamente discriminado e desprezado pela Igreja de Ermesinde.
Nunca pensei que a Igreja chegasse a este nível. Por estes valores deviam passar recibos e descontar para os impostos.
A partir de hoje não contem comigo, não ponho lá mais os pés. Perdi a fé e esperança. A igreja deveria ser um local direccionado para toda a gente independentemente da sua condição social.
Peço imensa desculpa se ofendi alguém com estas minhas palavras. Eu, de facto, sinto-me extremamente ofendido.
Bem hajam

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].