Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online

Zona de Debate

27-02-2007 10:52
Autor: "A Voz de Ermesinde"
José Afonso Imprimir Responder
Quebrando uma tradição de não intervir directamente neste fórum, "A Voz de Ermesinde", por motivos que consideramos imperiosos, decidiu tomar aqui a palavra e desafiar os leitores a pronunciarem-se sobre a figura singular do poeta e cantor José Afonso, de que se comemoraram muito recentemente (a 23 de Fevereiro) os 20 anos do seu desaparecimento.
José Afonso nunca foi um homem do espectáculo. Esteve sempre acima. Mas a ele (ao Zeca) não se reconhece apenas o génio musical que indubitavelmente foi, a qualidade poética dos seus textos, a sua voz quente e arrebatadora, a sua dimensão enquanto cantautor mundialmente reconhecido, a sua intervenção apaixonada e permanente pelos valores da fraternidade e utopia, que o fez perseguido no Portugal antes de Abril e mesmo mal-amado nos tempos que lhe sucederam. Todos aqueles que o conheceram de perto lhe reconheceram uma solidariedade sem limites, uma disponibilidade imensa, uma ética sempre exigente para consigo e para com os outros. E tornou-se – genuinamente – um símbolo que perdurará na memória de todos.
“A Voz de Ermesinde”gostaria de ouvir, dos mais velhos aos mais novos dos nossos leitores, que memória, que sentimento, que ideias lhes provoca a figura ímpar de José Afonso.

Não existem respostas a este tema.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].