Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

Zona de Debate

15-10-2006 23:32
Autor: Ramos da Cunha
Eu tive esperança ... Imprimir Responder
Penso que é dado adquirido que o tempo do Dr. Fernando Melo e do PSD chegou, infelizmente, ao fim. É o que penso desde 2002, momento em que percebi o fim de FM/PSD-CDS.
E não estando enfeudado a nenhum partido, acompanhei com atenção as últimas eleições autárquicas - sem a paixão "clubística" e "interesseira" daqueles que se dizem sócios ou militantes deste ou daquele partido.
Aos poucos fui-me apercebendo que estava a surgir uma nova forma de intervir na política caseira: com propostas concretas, inovadoras e necessárias para o Concelho e com ausência absoluta de "lutas partidárias internas". E essa proposta surgia da banda do PS - entidade que aqui em Ermesinde era sinónimo de falta de ética, enorme despudor e desavergonhada ambição de poder.
Fiquei curioso e esperançado: teria o PS/Valongo conseguido aproximar-se do partido socialista nacional, afastando-se das vergonhosas lutas intestinas habituais que são o dia a dia do mesmo partido da nossa terra?
Acompanhei a campanha eleitoral e o início de funções e, confesso, que me agradou a actuação dos vereadores eleitos pelo PS ... Fiquei esperançado no futuro e lamentei que esse futuro não se tivesse iniciado em Novembro de 2005.
Mas fiquei esperançado.
E porque vem este arrazoado todo? Muito simplesmente porque li no meu jornal de todos os dias uma notícia com o título: PS aprova voto de censura contra Maria José Azevedo.
Fiquei siderado ...
A minha esperança afinal não obteria confirmação, pois o PS/Valongo havia sofrido uma recaída e teria voltado à sua prática de décadas?
Curioso li a notícia e deparei com uma mentira despudorada e que, por mera casualidade, eu tive a oportunidade de presenciar: os vereadores socialistas, em reunião pública da CMV, proposeram, pela primeira vez uma importante redução do IMI- antiga Contribuição Autárquica -, obrigando Fernando Melo e os demais vereadores do PSD a alterar a sua proposta inicial mais gravosa para a bolsa de todos os munícipes-pequenos proprietários de habitação própria e, mais tarde, obtendo também o apoio da CDU e do PSD/CDS em Assembleia Municipal.
Quando li no Público que a proposta era da maioria social-democrata, conforme declarou o presidente do PS/Valongo, e que a Drª. Maria José Azevedo havia contrariado a orientação daquela estrutura, fiquei revoltado, pois eu fui testemunha de que os quatro vereadores do PS é que apresentaram a proposta e que esta foi votada também pelo PSD, tendo ainda tido conhecimento que, depois, na AM, a maioria dos socialistas, todos os deputados PSD/CDS e da CDU haviam apoiado a proposta socialista, disse cá para mim e neste momento partilho convosco: "lá está o PS no seu melhor" ...
Eu tive esperança nas últimas eleições, sei que muitos dos meus vizinhos já se arrependeram de ter votado em quem já nada lhes pode dar e continuo a ter "fé" que Maria José Azevedo e a sua equipa de autarcas vai continuar a dar tudo pelo Concelho e estou certo que ela e quem a acompanha são gente séria.
Cumprimentos
RC

16-10-2006 22:19
Autor: NC
Re: Eu tive esperança ... Responder
Também eu, mulher adulta e mãe, tive esperança nas últimas eleições autárquicas, que a mudança das políticas da autarquia de valongo, fosse uma realidade, mas não!
uma mulher que vota as propostas políticas da câmara de Câmara de Valongo, que me irão fazer pagar mais impostos, que me sobrecarregam o fraco orçamento familiar,não merecia afinal o meu voto.
não sou afecta a nenhum destes partidos, direi mesmo que a política só merece atenção quando me afecta a mim ou aos meus filhos.
No entanto, revolta-me que uma senhora que veio do Porto, não perceba que está num concelho, onde a maioria das pessoas têm de fazer contas à vida, e foram empurradas, para valongo, precisammente por esta senhora e seus acólitosm na Câmara do Porto.
Eu também de lá vim, de um bairro da cidade, onde o mau trabalho da Dr.a Maria Azevedo, deixou os bairros ao Deus dará!
Afinal nem em Valongo, me vi livre destes falsos socialistas!
Pois corro o risco de não poder pagar a casinha que comprei em ermesinde, quanto mais com o aumento das taxas do Fernando Melo.
E não diga, que o PC votou com o Fernando Melo, o PC é um partido que não se identifica com a direita, com quem voçê está junto!
Ninguém olha pelo mais pobre e a política da Maria Azevedo, tal como o Sócrates, só prejudica o mais necessitado.
Ela que venha viver pra aqui, para saber o que custa.

NC

19-10-2006 16:25
Autor: Ramos da Cunha
Re: Eu tive esperança ... Responder
Como eu a compreendo vizinha NC. Eu também pertenço à esmagadora maioria daqueles que, possuidores de parcos recursos, pagam todas as crises.
Não tenho o conhecimento que a vizinha tem de Maria José Azevedo - sempre acompanhei a vida autárquica de Valongo e muito pouco a dos restantes Concelhos. Aquilo que dela conheço está escorado nos documentos emitidos na campanha eleitoral e depois na actividade dela na Câmara Municipal do nosso pobre Concelho, como vereadora da oposição, que nos é dada a conhecer pela comunicação social.
Como disse na anterior mensagem, porque fui testemunha, de forma involuntária, do processo que levou à fixação do IMI, gostaria só de reafirmar o seguinte:
Primeiro, o imposto é nacional e antigo (antes chamava-se Contribuição Autárquica, agora Imposto Municipal sobre Imóveis), à Autarquia compete só fixar a respectiva taxa, o que em Valongo sempre foi fixado no máximo. Sei que para os imóveis de baixo valor, como penso ser o caso da casinha que a senhora adquiriu, ou não são abrangidos ou estão isentos por 6 anos do pagamento do referido imposto.
Segundo, foi Maria José Azevedo e os demais Vereadores do PS quem propos a redução de 10% do referido IMI que veio a ser aprovada, pela primeira vez em Valongo e que, por mérito deles, em 2007 não se vai pagar o máximo no Concelho.
Terceiro, o Partido Comunista, em Assembleia Municipal, votou favoravelmente a proposta dos Vereadores do PS e, de facto não votou a proposta de Fernando Melo que essa sim propunha a taxa máxima.
Quarto e último, gostaria de a informar, se não o sabe, que é o PC quem, de forma sistemática, apoia Fernando Melo e a sua política de direita como, aliás, creio ser do seu conhecimento, sempre o fez na cidade de onde diz ter sido empurrada -o Porto -, com Rui Rio.
Cumprimentos
RC

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].