Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-12-2020
Jornal Online
Últimas

08-01-2021 09:59
Abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo
A Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo já abriu as suas portas ao público, embora tendo em conta a atual situação pandémica apenas com visitas guiadas, previamente agendadas.

Localizada no centro de Valongo, a Oficina da Regueifa e do Biscoito «é um espaço dedicado à promoção do património cultural através da recolha, preservação e exibição de objetos e memórias ligadas à panificação como atividade secular do concelho. Este edifício tem como foco homenagear a alma valonguense e evidenciar uma das logomarcas do município, que referencia uma atividade que catapultou Valongo para o mundo com os seus aromas e sabores ancestrais, conseguidos através do árduo trabalho da população local, e que ainda hoje desperta os cinco sentidos», segundo se pode ler no sítio da internet da Oficina.

Pode ainda ler-se que «a partir do momento em que entra na Oficina da Regueifa e do Biscoito inicia-se uma experiência interativa e audiovisual pela história do setor da panificação de Valongo. Os visitantes vão poder assistir e interagir de várias formas com o material expositivo».

A descobrir encontra-se a exposição "Do Grão Ao Pão", que está dividida em quatro temas - a agricultura, a moagem, a antiga padaria e a rota do pão - que se complementam e ajudam o visitante a compreender melhor todo o ciclo de fabrico do pão de Valongo. Assim, esta história conta-se desde o momento em que se trabalha a terra para plantar o cereal até que o produto final chega às casas dos fregueses, ora com a ajuda do guia de visita, ora com a consulta dos dispositivos interativos.

Os interessados em visitar a Oficina poderão fazer a sua reserva online (em oficinadaregueifaedobiscoito.pt/agenda), por via telefone (222 400 014) ou, em último caso, presencialmente.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.