Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

26-03-2020 11:49
Parque das Serras do Porto “ganha” mais 10 hectares de floresta nativa
O Parque das Serras do Porto tem mais 10 hectares de floresta nativa, por meio do Programa Metro Quadrado da LIPOR e com o apoio do Fundo Ambiental.

De acordo com a Associação Parque das Serras do Porto «há vários anos que a LIPOR, através do seu Programa Metro Quadrado, assegura a manutenção de cerca de dez hectares de áreas reflorestadas com espécies nativas no território do Parque das Serras do Porto, mas mais recentemente alargou o seu âmbito de colaboração com o nosso território, no decorrer do protocolo estabelecido com a Associação de Municípios que gere esta paisagem protegida regional».

A associação explica que «além da elaboração de um estudo com vista à implementação de um projeto de Sequestro de Carbono nas Serras do Porto, promoveu a expansão do Programa Metro Quadrado, contando para tal com o cofinanciamento do Fundo Ambiental. Neste âmbito, foram intervencionados mais de dez hectares de terrenos onde predominava o eucalipto e/ou espécies invasoras como acácias e háqueas, com o propósito de serem reconvertidos em floresta nativa e tendo em consideração o preconizado no Plano de Gestão para os Espaços Florestais Estratégicos, associados à estratégia de defesa contra incêndios».

«Nessas novas áreas, que incluem desde margens de linhas de água a zonas de encosta, foi então efetuado o controlo das plantas exóticas e a adequada preparação do terreno, seguida da plantação de árvores como o sobreiro, o pinheiro-manso, o carvalho-alvarinho ou o medronheiro. De referir que numa das parcelas foram implementadas valas e bacias de retenção, que promovem em princípio uma maior irrigação das plantas, com benefícios expectáveis ao nível do seu crescimento – será efetuada uma monitorização comparativa das áreas intervencionadas, de modo a avaliar o custo-benefício da aplicação deste tipo de técnicas no contexto das nossas serras», diz ainda a associação Parque das Serras do Porto.

As árvores foram devidamente assinaladas com estacas e protetores e adubadas com Nutrimais, o composto natural produzido pela LIPOR na sua central de valorização dos resíduos orgânicos que são recolhidos nos municípios da sua área de atuação.

A associação informa ainda que «neste processo estão também envolvidos a Junta de Freguesia de Valongo e diversos outros proprietários que compreenderam a relevância deste trabalho em prol da gestão florestal e da biodiversidade. De facto, este projeto, além dos benefícios diretos que apresenta, assume um caráter demonstrativo e de capacitação, procurando incentivar mais proprietários e entidades a juntar-se nesta missão de expandir a floresta nativa no Parque das Serras do Porto».

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].