Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

24-03-2020 10:20
Anfíbios devolvidos à Natureza na Serra de Santa Justa
A Câmara Municipal de Valongo deu ontem conta que mais de vinte salamandras-de-pintas-amarelas, tritões-marmorados e sapos-comuns, foram devolvidos à Natureza na Serra de Santa Justa.

A autarquia explica que «durante os trabalhos de remoção dos resíduos do interior das cavidades, foram recolhidos pelos espeleólogos mais de vinte salamandras-de-pintas-amarelas, tritões-marmorados e sapos-comuns, visivelmente afetados pelo óleo. Foram de imediato encaminhados para o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia, cujos veterinários e auxiliares asseguram diariamente os cuidados necessários à melhor recuperação dos animais selvagens que recebem, com vista à sua devolução à natureza, sempre que possível».

Acrescenta que «após um longo período de recuperação, as nossas salamandras, tritões e sapos foram libertados de novo na Serra de Santa Justa, em pleno Parque das Serras do Porto, junto a um ribeiro de águas cristalinas, que vai certamente ser uma excelente nova casa para estes anfíbios. Foram uns lutadores e encontram-se agora novamente no seu ambiente natural, regressando assim à normalidade».

Os animais foram libertados no dia 12 março, antes do decreto de estado de emergência, mas já com todos os técnicos envolvidos a respeitarem as medidas preventivas de etiqueta respiratória, distanciamento social e lavagem das mãos.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].