Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

15-03-2020 13:55
José Manuel Ribeiro pede Estado de Urgência Nacional
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, apela à declaração de emergência nacional por parte do Governo, «pois só dessa forma as autoridades locais podem impedir a realização de atividades como a Feira de Campo, que hoje se mantém em funcionamento apesar de todas as recomendações das autoridades para que se evitem aglomerações de pessoas, para conter a pandemia COVID-19», disse o autarca num comunicado emitido hoje.

Ainda segundo o presidente da autarquia, «estão confirmados pelo menos 12 casos da doença no Município, com o principal foco na freguesia de Campo/Sobrado que regista 10 casos».

Na sua página de facebook a autarquia lançou um apelo público à não participação na feira de Campo, que se realizou durante a manhã.
«Apelamos a todos os munícipes que NÃO FREQUENTEM A FEIRA DE CAMPO, que hoje se mantém em funcionamento apesar de todas as recomendações das autoridades para que se evitem aglomerações de pessoas, para conter a pandemia COVID-19, e de estarem já confirmados vários casos da doença no Município de Valongo.
A competência de gestão da referida feira é da junta de freguesia, pelo que a Câmara Municipal de Valongo não tem poderes para fechá-la de imediato», assim dizia a Câmara, que solicitou a atuação da GNR.

Contactado pelo nosso jornal, o presidente da Junta de Campo/Sobrado, Alfredo Sousa, explicou que após uma reunião com os presidentes das juntas de Ermesinde e de Alfena ficou decidido que as feiras semanais seriam canceladas a partir desta segunda-feira (dia 16 de março).
Lembrou ainda, a título de exemplo, que na passada-sexta feira havia sido realizada a feira de Ermesinde e que a feira de Campo ficava suspensa a partir de hoje.
O presidente da junta de Campo/Sobrado disse ainda que supermercados e outros espaços comerciais continuam a funcionar, embora com restrições, como por exemplo, que as pessoas guardem uma determinada distância entre si, acrescentando que tal como os supermercados as feiras são postos de abastecimento de bens essenciais.

A Câmara Municipal de Valongo diz ainda que «está a fazer tudo o que é possível, dentro da sua esfera de competências, para conter a pandemia».

José Manuel Ribeiro já decretou o encerramento dos serviços presenciais ao público, o encerramento de parque infantis, e reforçou o atendimento digital e telefónico, entre outras medidas de carácter excecional para conter a propagação da pandemia COVID-19.

No início da semana, fora já decretado o encerramento de todos os equipamentos desportivos e culturais do Município (piscinas, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus, auditórios, etc.), bem como o adiamento ou cancelamento dos eventos programados para as próximas semanas, designadamente Mostra de Teatro Amador, Trilhos do Paleozóico, 1.º Portugal Internacional Montain Bike, Torneio Juvenil de Karaté de Valongo, Gala de Mérito Desportivo, OTL ESPECIAL@rte – Férias de Páscoa, Campos de Férias TOK’A MEXER VALONGO – PÁSCOA 2020 e a Vila Doce, entre outros.

José Manuel Ribeiro apela à população para ser responsável, permanecer em casa com serenidade, encarar como muito sério este risco e seguir todas as orientações das Autoridades.

A equipa do plano de contingência da Câmara Municipal de Valongo está a acompanhar em contínuo o evoluir da situação em articulação com as Autoridades de Saúde, para assegurar não só as medidas de contenção da doença no território, mas também para assegurar os serviços mínimos da Autarquia, designadamente o apoio social aos cidadãos mais vulneráveis.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].