Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

17-01-2020 09:07
Centro Social e Paroquial de Alfena avança com programa de voluntariado especializado
O Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA) vai avançar com um programa de voluntariado especializado. Chama-se CUIDA + e resulta de uma candidatura apresentada ao programa de apoio financeiro para projetos às entidades do setor social e solidário da Câmara Municipal de Valongo. O financiamento foi entregue esta quinta feira, 16 de janeiro, no salão nobre da autarquia.

Trata-se de um projeto que ambiciona capacitar voluntários para a realização de exercícios de reabilitação motora, sensorial e cognitiva junto dos 80 clientes institucionalizados da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas 1. Através do programa, a IPSS deverá acolher, formar e acompanhar a evolução de todos quantos, de uma forma livre, desinteressada e responsável, se comprometam a integrar uma rede de apoio ativa aos seniores, neste caso, através do cumprimento de um plano de ações de reabilitação.

É desta forma que a instituição procura dar solução a uma fragilidade identificada no concelho de Valongo: o reduzido número de projetos de voluntariado nas instituições.
Enquanto programa de voluntariado especializado, o CUIDA + contempla quatro etapas distintas: o recrutamento de candidatos, a formação dos selecionados, a integração dos voluntários e consequente monitorização do seu desempenho.

A formação organiza-se em dois eixos. Em primeiro lugar, uma formação geral para o voluntariado e, depois, uma formação específica para a reabilitação. O último módulo deverá incidir sobre a formação específica para a reabilitação motora, a formação específica para a reabilitação sensorial e a formação específica para a reabilitação cognitiva.

Poderão candidatar-se ao CUIDA + todos os interessados com, pelo menos, 18 anos, desde que se manifestem disponíveis, motivados, comprometidos, cooperativos e respeitadores dos princípios da instituição e necessidades da população alvo.

Quais são os objetivos?
- Criação de uma rede de apoio ativa aos seniores, com voluntários formados para a execução de exercícios de reabilitação.
- Combate à deterioração motora, sensorial e cognitiva dos clientes institucionalizados.
- Dotar os voluntários de competências e aptidões para o voluntariado.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].