Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

12-06-2019 09:22
FESTAS POPULARES SÃO O TEMA CENTRAL DESTA SESSÃO
Sobrado acolhe 4.ª sessão de debates das jornadas culturais
Este mês será realizada a 4.ª sessão de debates das Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas?”, que abordará o tema das “Grandes Festas Populares", estando agendada para o próximo dia 22 de junho, pelas 16H00, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado.

Segundo a organização, «aproveitando o facto de estarmos em plena época de celebração das tradicionais festas populares, que acontecem um pouco por todo o país, convidamos o público para uma conversa sobre estas manifestações culturais e sobre vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-nos em particular com a festa dos Bugios e Mouriqueiros. Para o efeito, e de forma a abordar o tema estarão presentes como oradores convidados, José Manuel Pereira Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal; Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho e
investigador ; Paulo Moreira, diretor do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada; Rafael Marchante,
fotógrafo da Agência Reuters e Rita Ribeiro, coordenadora do projeto para a candidatura da Bugiada e Mouriscada ao registo no Inventario Nacional do Património Cultural Imaterial “MATRIZ”. A sessão contará ainda com a presença de António César Ferreira, presidente da Associação Casa do Bugio. Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, e Hélder Ferreira, presidente da Progestur, serão os moderadores desta sessão».

Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, «estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar», refere a organização.

Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Fundação Inatel, que conta com o apoio da Universidade Lusófona e das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto (Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Castelo de Vide e Valongo).

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].