Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

17-05-2019 10:16
Câmara de Valongo lança projeto vocacional que envolve o tecido empresarial e jovens estudantes
A Câmara Municipal de Valongo está a implementar o projeto TOP (Testar, Observar, Perguntar) ­– uma simbiose entre educação e mercado de trabalho que pretende proporcionar aos jovens que frequentam o 9.º ano e o ensino secundário no concelho uma oportunidade de exploração e desenvolvimento vocacional, com vista à definição de um projeto para o seu futuro.

«O nosso objetivo é a desconstrução de visões estereotipadas do mercado de trabalho junto dos jovens que estão a terminar uma etapa decisiva do seu percurso escolar, de modo a que possam realizar escolhas mais conscientes. Pretendemos igualmente incentivar uma cultura de escolaridade prolongada e aprendizagem ao longo da vida, potenciando os recursos do meio», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acompanhou a primeira visita inserida no TOP, de um grupo de estudantes de Alfena às empresas Valportas e Omnipro, localizadas na Zona Industrial de Campo.

De acordo com a autarquia, «os jovens tiveram um acolhimento absolutamente motivador e, acompanhados diretamente pelo empresário Mário Carvalho e a sua equipa , ficaram a conhecer todo o processo produtivo e exploraram diferentes áreas profissionais: engenharia eletrónica/eletroténica, informática, marketing, soldadura, design industrial, engenharia mecânica e engenharia e gestão industrial».

Além das visitas a empresas de acordo com a área escolhida, o projeto TOP inclui outra atividade destinada aos alunos e alunas que já frequentam o ensino secundário, dando-lhes a possibilidade de entrevistar um profissional e/ou de o acompanhar durante umas horas no seu local de trabalho.

Inserido no Plano de Ação do Projeto Educativo Municipal, o TOP está a ser implementado em todos os agrupamentos de escolas da rede pública, no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento Vocacional da Rede EsPSIS – Rede de Psicólogos/as Escolares do concelho de Valongo.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].