Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

26-10-2018 09:29
Valongo dedica Exposição e Congresso Internacional à Mineração Romana de Ouro
A inauguração da exposição «Mineração Romana em Valongo» realiza-se amanhã, dia 27 de outubro, às 17H30, no Museu Municipal de Valongo, onde será recriado o ambiente fascinante da exploração aurífera da época romana, em dois pisos de área expositiva.
Este será um dos momentos mais impactantes da programação do 1.º Congresso Internacional de Mineração Romana / 3º Congresso de Mineração Romana e Espeleologia, onde especialistas de cinco países – Roménia, França, Espanha, País de Gales e Portugal ­- vão partilhar diferentes experiências sobre a Mineração Romana do Ouro, ao longo do fim-de-semana de 27 e 28 de outubro.

Organizado pelo Alto Relevo - Clube de Montanhismo em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, o Congresso sobre Mineração Romana e Espeleologia é direcionado para o público em geral, com linguagem acessível e com tradução em simultâneo de Inglês>Português e Português>Inglês.

Pretende-se sensibilizar a população para a importância deste património Romano presente nas Serras do Porto, onde diversos especialistas consideram que está localizado o maior complexo subterrâneo de extração de ouro de todo o Império Romano.

Além das palestras que serão proferidas no Auditório Dr. António Macedo, este evento sem paralelo que é já uma referência internacional inclui visitas guiadas ao terreno, para que todos possam conhecer um dos maiores valores patrimoniais que o território das Serras do Porto possui: A Mineração Romana! Um legado com cerca de 20 séculos em excelente estado de conservação.

Será precisamente no anfiteatro natural resultante de uma antiga mina de ouro romana, que as conclusões do congresso serão apresentadas à Comunicação Social, no domingo, dia 28 de outubro, às 12H30, numa autêntica tertúlia in loco realizada no interior da antiga mina romana, onde a resenha do evento e a sessão de brainstorming serão acompanhados pelo concerto «Gaitas Daninhas».

O programa completo do 1º Congresso Internacional de Mineração Romana / 3º Congresso de Mineração Romana e Espeleologia está disponível através dos links http://www.altorelevo.org/cmre/ e https://www.cm-valongo.pt/frontoffice/pages/567?event_id=1086 .

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].