Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

22-06-2018 16:46
Tudo a postos para a festa da Bugiada e Mouriscada
Está tudo a postos para a festa da Bugiada e Mouriscada, uma poderosa manifestação cultural que se concretiza uma única vez no ano, na vila de Sobrado, a 24 de junho, dia de S. João. A Bugiada e Mouriscada destaca-se pela sua originalidade e grandiosidade, quer a nível nacional quer internacional, e por isso o ícone do Bugio e do Mourisqueiro integra as logomarcas do Município de Valongo.

Nesta festa que envolve a participação massiva da comunidade sobradense, recria-se com imensa paixão a luta entre Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) pela posse da imagem milagrosa de S. João Baptista e replica-se a incessante luta entre o bem e o mal. Para além desta trama estrutural, num dia em que se inverte a ordem natural das coisas, fazem ainda parte outras cenas relacionadas com as vivências quotidianas como a Sementeira da Praça, a Cobrança dos D’reitos, a Sapateirada.

A festa onde se subverte a ordem natural das coisas começa de manhã cedo e termina ao final da tarde, com a Prisão do Velho, seguida pela intervenção da Serpe libertadora do Velho Rei dos Bugios e repositora da ordem natural das coisas…até ao ano seguinte.

O Largo do Passal é o palco principal das festividades que duram todo o dia e se integram nas Festas de São João de Sobrado. Os Bugios são às centenas, alegres e brincalhões, usam máscara, pelo que resguardados pelo anonimato podem ser de qualquer idade ou género. Já os Mourisqueiros, algumas dezenas de rapazes solteiros, trajam de forma aprumada com o rosto descoberto. São cerca de mil os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes. Os momentos mais altos da festa são a Procissão em Honra em de São João (11h30), a Dança de Entrada (12h30) e a Prisão do Velho (19h45).

Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, tendente à inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e lista representativa do património imaterial da humanidade da Unesco.

A festa só dura um dia, mas o Município de Valongo promove os Bugios e Mourisqueiros durante todo o ano, sobretudo junto das escolas, promovendo e apoiando exposições e outras iniciativas relacionadas com a temática. No âmbito da estratégia de promoção desta logomarca, foi também inaugurado em 2014 o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado no antigo Centro Cultural de Sobrado, sito na Rua de Campelo, 340, Sobrado – Valongo.

Trata-se de um espaço interpretativo da festa, inserido no plano de salvaguarda desta tradição. O Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada funciona também como um polo agregador de informação temática e difusor da singular manifestação, contribuindo para que os visitantes de Sobrado compreendam a festa e sejam cativados a regressar no dia de S. João ou em qualquer outro dia do ano.

A Festa do S. João de Sobrado está também incluída no projeto da Lipor «Recolha Seletiva em Festas e Romarias». O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante as festividades quem separar corretamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o Ambiente e para uma causa solidária. Ou seja, quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].