Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

26-04-2017 09:59
Parque das Serras do Porto recebeu menção honrosa do prémio geoconservação
Associação de Municípios Parque das Serras do Porto (constituída pelas Câmaras Municipais de Valongo, Gondomar e Paredes) recebeu a 18 de abril, a Menção Honrosa do Prémio Geoconservação 2017, no preciso dia do primeiro aniversário da constituição da associação.

O júri de seleção, constituído por Mónica Sousa (Associação Portuguesa de Geólogos), Helena Fonseca (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Gonçalo Pereira (National Geographic Portugal), João Baptista Silva (ProGEO) e Mário Cachão (ProGEO-Portugal), analisou as oito candidaturas a concurso e decidiu atribuir o Prémio Geoconservação 2017 ao município de Arouca, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Arouca Geopark, com os projetos Rota dos Geossítios e Passadiços do Paiva.
Decidiu igualmente, como referido, atribuir a Menção Honrosa à Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, «pela qualidade da iniciativa de classificação destas serras como Paisagem Protegida Regional, valorizando em especial o seu rico património geológico», como se pode ler na ata relativa à reunião do júri.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, congratula-se com distinção recebida: «O reconhecimento da qualidade do projeto Parque das Serras do Porto no dia do aniversário desta associação de municípios é muito positivo e encoraja-nos a trabalhar ainda mais para concretizar esta autêntica infraestrutura verde na Área Metropolitana do Porto. Um legado que queremos deixar para a região e para o país». Para Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes e da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto «esta distinção no Prémio Geoconservação 2017 é mais uma confirmação da validade do projeto do Parque das Serras do Porto e um reconhecimento ao trabalho que as Câmaras de Paredes, Gondomar e Valongo estão a desenvolver neste domínio. É também uma boa prenda de primeiro aniversário à associação».

«Excelente prenda de anos», salienta também Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, considerando ainda o trabalho dos três municípios no desenvolvimento do projeto do Parque das Serras do Porto como «um bom exemplo daquilo que é possível sonhar e concretizar quando os responsáveis políticos, independentemente da sua sensibilidade política, dão as mãos».

O júri deixou ainda uma palavra de incentivo às outras seis Câmaras Municipais envolvidas nas candidaturas – Lousada, Nisa, Penacova, Ponte da Barca, Ribeira Grande e Sintra –, «para que continuem a promover os projetos em curso em prol da geoconservação», lê-se ainda na ata do júri.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].