Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2026
Jornal Online
Últimas

02-02-2026 09:13
PAINEL PARTIDÁRIO
Por melhores transportes públicos, garantir abrigos nas paragens e alargar o serviço da STCP no concelho de Valongo
Após anos de preparação e meses de adiamento, a rede metropolitana de transporte rodoviário (UNIR) está em funcionamento desde Dezembro de 2023.
Um funcionamento marcado por falhas, carreiras suprimidas, percursos alterados, horários modificados ou suprimidos, fim do bilhete de reformados, ausência de informação e longos tempos de espera que em muitas situações obrigam os utentes a recorrer ao serviço de táxi ou ao transporte pessoal.
Mais de um ano de funcionamento da rede UNIR e ainda persistem muitas falhas e problemas, confirmando a incompetência das Câmaras e da Área Metropolitana para conduzir este processo.
O operador responsável pelo transporte de passageiros no nosso concelho continua sem cumprir o caderno de encargos. Falta informação dos horários nas paragens, sucedem-se os relatos de horários e serviços não cumpridos, continuamos a ter autocarros sem o conforto previsto.
Toda esta situação comprova que, tal como o PCP alertou desde a primeira hora, foi errada a opção por recorrer a operadores privados em vez de trabalhar no alargamento progressivo da STCP.
A situação é agravada pela incompetência da Câmara Municipal na gestão do processo de substituição do concessionário de publicidade nas paragens de autocarro. O PCP considera inadmissível que em período de chuva as paragens, que já são insuficientes, estejam a ser retiradas sem a garantia de colocação imediata das novas.
Perante tudo isto, a Comissão Concelhia de Valongo do PCP considera a necessidade urgente de 4 medidas:

1) Que a retirada dos actuais abrigos seja feita em simultâneo com a colocação de novos e se perspective o reforço de abrigos nas paragens de autocarro do concelho, promovendo melhores condições de conforto para os utentes;

2) A criação de um bilhete para reformados, com preço reduzido, como existia antes da rede UNIR;

3) Exigir da Câmara Municipal de Valongo que intervenha para fazer o operador da rede UNIR cumprir o estipulado no caderno de encargos (informação sobre carreiras e horários em todas as paragens, respeito pelos serviços e horários previstos, frota de autocarros com os níveis de conforto e respeito ambiental...);

4) Que se tomem desde já as medidas necessárias para garantir que após o término do contrato de concessão da rede UNIR em vigor, seja a STCP a assumir a totalidade do serviço rodoviário de passageiros no concelho de Valongo.


30 de Janeiro de 2026
A Comissão Concelhia de Valongo do PCP

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].