Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-12-2025
Jornal Online
Últimas

29-01-2026 14:27
Orçamento Municipal para 2026 aprovado em reunião de Câmara
O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026 foram aprovados em reunião da Câmara Municipal, com votos a favor do Partido Socialista e a abstenção do PSD e do Chega. Os documentos seguem agora para discussão e votação na Assembleia Municipal.

«Este é o primeiro orçamento municipal do mandato e do novo ciclo político, assumindo-se como um instrumento determinante para a concretização das prioridades estratégicas definidas pelo atual Executivo; lembra a autarquia em nota de imprensa.

O Orçamento Municipal para 2026 apresenta um valor global próximo dos 120 milhões de euros, dos quais 45 milhões estão destinados a investimento.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Esteves Ferreira, «a aprovação do primeiro orçamento municipal deste mandato marca a nova fase do ciclo político para Valongo, com novos investimentos e permite avançar com a implementação das prioridades deste executivo municipal, com foco na qualidade de vida da classe média, dos mais jovens e dos nossos seniores. Será um ano de forte investimento em equipamentos, mas também em projetos com impacto social».

Destaca-se ainda o aumento aproximado de 20% na transferência de verbas para as Juntas de Freguesia, num montante próximo dos 2,6 milhões de euros. «Esta medida permite reforçar a capacidade de intervenção das freguesias nas competências delegadas pela autarquia», salienta a Câmara.

«Na área da educação, estão previstos investimentos estratégicos, nomeadamente a conclusão da requalificação das escolas do 1.º ciclo da Bela, Carvalhal, Gandra e Mirante de Sonhos, em Ermesinde; do Valado, em Valongo; e da Cabeda, em Alfena. Estão igualmente previstas novas intervenções nas Escolas EB 2,3 de Alfena, de São João de Sobrado, D. António Ferreira Gomes e São Lourenço, em Ermesinde, bem como a Escola Básica e Secundária de Campo e a segunda fase da Escola Básica e Secundária de Ermesinde. Está ainda prevista a conclusão da 2.ª fase da requalificação da Escola Secundária de Valongo.
Na área da saúde, destaca-se a construção do novo Centro de Saúde de Ermesinde, na zona da Gandra, bem como a requalificação dos centros de saúde de Valongo, Sobrado e da Bela.
No domínio da juventude, o orçamento assegura a continuidade de projetos estruturantes como o Orçamento Participativo Jovem de Valongo e o Sai da Caixa.
Na área social, mantém-se o investimento em projetos como o OTL Especial @rte e a Escola do Xisto, a par de programas como o ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, o ECCOS – Em Casa Com Saúde, o Paredes que nos Unem e o projeto Viver em Saúde. O orçamento prevê ainda o reforço das respostas de apoio a seniores sem autonomia que se encontram isolados em casa, bem como a atração de investimento para residências seniores e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
Paralelamente, serão desenvolvidas ações para aumentar o número de vagas em creches e para criar soluções de arrendamento acessível ou venda a custos controlados, com o objetivo de apoiar a classe média e as famílias.
Este orçamento reflete uma visão equilibrada entre investimento estruturante, coesão social e reforço das políticas de proximidade, respondendo às necessidades presentes e prementes da população, preparando o futuro do concelho» explica a Câmara.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].