Últimas
20-01-2026 09:15
Remoção de mobiliário urbano feita à revelia da autarquia de Valongo
Em comunicado emitido ontem (19 de janeiro), a Câmara Municipal de Valongo informou que «tendo sido iniciada a remoção do mobiliário urbano, concretamente as paragens de transporte público, o Município de Valongo vem reiterar que não autorizou o início da operação e notificou a empresa responsável para a interrupção imediata dos trabalhos.
A atuação da empresa JCDecaux desrespeita o calendário previamente definido, que pretendia que a remoção pudesse ocorrer num período de tempo coincidente com a instalação de novos abrigos. A substituição decorre da entrada em vigor do novo contrato de instalação e manutenção de mobiliário urbano no concelho de Valongo, que ficará a cargo de um novo concessionário.
A remoção dos abrigos tem um impacto direto na população que utiliza as paragens de transportes públicos, que fica prejudicada sobretudo num período de condições meteorológicas adversas. A autarquia entende que esta prática configura um comportamento de má-fé por parte da empresa».
No sentido de minimizar os impactos, o Município, em articulação com a STCP, começou já durante o dia de hoje a instalar postaletes provisórios até que o novo concessionário inicie a colocação das novas estruturas.
A autarquia reafirma que a salvaguarda do interesse público e a proteção das populações são prioridades absolutas, pelo que não deixará de agir para responsabilizar quem coloca esses princípios em causa.