Últimas
05-09-2025 10:12
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2025
Bloco de Esquerda apresentou em Ermesinde a sua candidatura à Câmara Municipal de Valongo
O Bloco de Esquerda apresentou oficialmente na passada quinta-feira (28 de agosto) a sua candidatura à Câmara Municipal de Valongo, encabeçada por Nuno Miguel Silva, contou com a presença da eurodeputada Catarina Martins.
No discurso de apresentação, que decorreu no anfiteatro do Parque Urbano de Ermesinde, o candidato destacou que a campanha é dedicada às «mulheres invisíveis – aquelas que dedicaram a vida ao cuidado da casa, da família e da comunidade, sem remuneração e, muitas vezes, sem direito a uma reforma». Para Nuno Miguel Silva, estas mulheres representam «um exemplo de resiliência e de força silenciosa» que inspira a candidatura e serve de mote à proposta de transformação do concelho.
Entre as prioridades anunciadas, sobressaem a gratuitidade dos transportes públicos para todos os residentes, incluindo a defesa da expansão da linha do Metro até Valongo, e a criação de condições para garantir acesso universal e gratuito à internet em todo o concelho. O candidato ainda referiu querer transformar Valongo no «município mais inclusivo de Portugal», reforçando o objetivo de combater a violência doméstica e a LGBTIfobia através de um programa que propõe, entre outras medidas, a criação de um Gabinete Municipal para a Igualdade e Inclusão.
A candidatura bloquista propõe ainda medidas estruturais como o reforço da habitação pública acessível, o encerramento definitivo do aterro de Sobrado, a criação de zonas verdes e a promoção de orçamentos participativos em todas as freguesias.
«Esta é a candidatura que rompe o silêncio, que traz pluralidade e que defende quem nunca foi ouvido. É uma candidatura verdadeiramente de esquerda, porque não foge das lutas difíceis e está do lado certo da história», afirmou Nuno Miguel Silva, encerrando a apresentação com o lema que norteará a campanha: “Mais Vozes. Mais Cores. Mais Valongo.”