Últimas
25-08-2025 10:42
Sérgio Sousa Martins é o novo Diretor Musical do Orfeão de Ermesinde
A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) anunciou no passado dia 14 de agosto que Sérgio Sousa Martins é o novo Diretor Musical do Orfeão de Ermesinde.
«Natural do Porto, Sérgio Sousa Martins traz consigo uma carreira notável e multifacetada, marcada por excelência artística, dedicação ao ensino e uma presença marcante no panorama musical português», dá conta a AACE.
Em termos de formação e carreira, o novo diretor musical daquela que é a valência mais antiga da associação começou os estudos de piano aos 8 anos com Maria Fernanda Gomes, seguindo com Luís Clemente Ribeiro e Christina Marghotto.
Simultaneamente iniciou-se no canto como coralista no Orfeão do Porto.
Estudou canto no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se na ESMAE, sob orientação do professor Rui Taveira. Aperfeiçoou-se com nomes como Oliveira Lopes, Isabel Mallaguerra, Edwiges Gondim, António Durães, entre outros.
É reconhecido como uma das vozes líricas mais proeminentes de Portugal, com repertório em ópera, lied e oratória. Atuou em produções no Teatro Nacional de São Carlos, incluindo obras de Puccini, Verdi, Wagner, Bernstein, entre outros.
Participou em programas televisivos como The Voice Portugal (finalista da equipa de Marisa Liz) e All Together Now (jurado)2.
Em 2024, realizou uma tournée pela China com a Orquestra da Costa Atlântica, e em 2025 apresentou concertos em várias cidades portuguesas.
Desenvolve carreira como docente de técnica vocal, música de câmara e formação musical. É ainda fundador e diretor musical de diversos grupos corais e instrumentais entre 2001 e 2023, como: Encantus Corus, Orfeão de São Mamede, Orfeão de Paranhos, Coro da Tuna Musical Perosinhense, Orfeão Portuscale / BPI, onde atua atualmente.
No passado recente, cantou o Requiem de Verdi e a Messa di Gloria de Puccini com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob direção de Osvaldo Ferreira.
Participou na Gala Puccini em colaboração com a Associação Dante Alighieri e o Conservatório de Música do Porto, com repetição no Coliseu do Porto em abril de 2025.
Sérgio Sousa Martins sucede assim a Hélder Magalhães na condução do Orfeão de Ermesinde.