Últimas
26-06-2025 13:58
Valongo é o único concelho a norte a constar no Top 3 da Inovação Democrática
O concelho de Valongo foi destacado como um dos três municípios líderes em inovação democrática em Portugal, ao lado de Cascais e Lisboa. Quem o assinala é um estudo do Instituto de Ciências Sociais (ICS), divulgado esta semana.
«Esta distinção confirma o caminho sólido e consistente trilhado pelo atual executivo municipal na construção de uma governação mais participada, inclusiva e transparente», refere Paulo Esteves Ferreira, vice-presidente da autarquia.
Entre os projetos inovadores promovidos pelo executivo municipal de Valongo destacam-se:
- O Orçamento Participativo Jovem, que envolveu centenas de jovens na definição de prioridades de investimento;
- A criação da aplicação 'Valongo Participa', que permite aos munícipes sinalizar problemas, propor ideias e acompanhar o estado das suas sugestões em tempo real;
- A promoção regular de Assembleias Públicas de Cidadãos, com participação aberta, em cada uma das freguesias;
- O apoio à criação do Conselho Municipal da Juventude, com assento ativo de representantes das escolas, associações e coletividades;
- A aposta em ferramentas digitais para auscultação da população em áreas como o urbanismo, o ambiente e a mobilidade.
Este reconhecimento resulta de uma estratégia concreta empreendida ao longo dos últimos anos, com várias iniciativas pioneiras no contexto de Políticas Públicas de Participação.
Ainda de acordo com o relatório do ICS, que colocam Valongo entre os melhores exemplos de práticas democráticas participativas em Portugal, a aposta na proximidade com os cidadãos, na utilização inteligente da tecnologia e na escuta ativa tem permitido uma administração mais eficiente, mais próxima das pessoas e mais justa.
«Este resultado é mais uma prova do compromisso assumido com uma democracia viva e colaborativa. Temos vindo a construir uma nova cultura de governação, onde cada cidadão é parte da solução, sendo nossa intenção dar continuidade às políticas públicas de participação. Este lugar no ‘Top 3’ nacional não é apenas um motivo de orgulho, é também uma responsabilidade acrescida para continuarmos a inovar com os cidadãos e para os cidadãos», acrescenta Paulo Esteves Ferreira.
Resta salientar que este reconhecimento vem juntar-se a outros resultados positivos alcançados pelo município nos últimos anos, como a distinção enquanto ‘Autarquia Familiarmente Responsável’ e o crescimento da reputação do concelho como território educador e inclusivo.
«Valongo está, assim, a afirmar-se como um modelo de boas práticas na relação entre o poder local e os cidadãos», conclui o autarca.