Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-06-2025
Jornal Online
Últimas

16-06-2025 16:21
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2025
CDU apresenta candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Valongo
A CDU vai apresentar publicamente no próximo dia 21 de junho a sua candidatura aos órgãos municipais do Concelho de Valongo com vista às próximas Eleições Autárquicas. Adriano Ribeiro será o cabeça de lista candidato à Câmara Municipal de Valongo, enquanto Sónia Sousa será a cabeça de lista candidata à Assembleia Municipal de Valongo.

Esta apresentação pública vai acontecer na Praça Machado dos Santos, em Valongo, pelas 11h00.

NOTA BIOGRÁFICA DOS CANDIDATOS:

Adriano Soares Ribeiro
Candidato à Câmara Municipal de Valongo
Operário Metalúrgico
76 anos

Operário, desde muito jovem, exerceu várias profissões ao longo da vida, até se especializar como trabalhador metalúrgico especializado.
Antes do 25 de Abril de 1974, envolveu-se na dinamização de vários processos de lutas em defesa de causas e envolveu-se no apoio a diversas necessidades da sua comunidade local.
Após o 25 de Abril, iniciou a sua atividade em associações de moradores num tempo onde se evidenciaram a defesa mais organizada, de causas das populações locais.
O seu envolvimento com o movimento associativo popular, então com 16 anos de idade, aconteceu com a sua colaboração na formação do Real Club da Retorta, clube que se viria a extinguir, mas que ainda hoje é lembrado e homenageado pelos seus fundadores e simpatizantes. Esta foi a sua 1ª experiência como dirigente associativo, prolongando-a posteriormente por várias coletividades da Freguesia de Campo.
Participou no renascimento da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo em 2007, vindo a exercer o cargo de Presidente desde 2010.
Membro do Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Coletividades Cultura Recreio e Desporto desde 2012 e seu Diretor Nacional desde essa data até 2016.
Presidente da Associação de Reformados Pensionista e Idosos de Campo.
Presidente da Assembleia Geral da Federação das Associações de Reformados do Distrito do Porto.
Militante do PCP desde 1975.
Como dirigente comunista, assumiu responsabilidades diversas em vários organismos do PCP, com responsabilidade diretas nas Freguesias de Campo e Valongo. No Concelho de Valongo pertenceu à Comissão Concelhia e ao Secretariado. Exerceu responsabilidades como dirigente regional.
Delegado sindical na sua empresa do sector metalúrgico.
Foi candidato à presidência da Junta de Freguesia de Campo, tendo sido eleito para a Assembleia de Freguesia, onde exerceu os mandatos sendo inclusive seu Presidente.
Foi Presidente da Direção do S. C. de Campo
Foi candidato à Assembleia Municipal de Valongo, exercendo a sua função como deputado municipal, em vários mandatos. Na Assembleia Municipal, foi em nome da CDU — enquanto autor da proposta e Presidente da Comissão criada para a retificação dos limites das freguesias — que interveio relativamente à situação causada pela Carta Oficial Portuguesa, que havia prejudicado a Freguesia de Alfena ao retirar-lhe grande parte do território a que tinha direito. Graças ao trabalho desta Comissão, esse território foi com êxito reposto. Coordenador de uma Comissão da Assembleia Municipal, criada por proposta da CDU, para o acompanhamento da concessão dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Coordenador de um movimento em Retorta, Campo, contra a instalação de uma antena de telemóveis no centro da localidade, que conseguiu, com êxito, impedir a sua colocação.
Candidato à presidência da Câmara Municipal de Valongo, tendo sido eleito Vereador no mandato de 2013/2017.
Em 2014, foi distinguido como personalidade autárquica do concelho pelo jornal O Verdadeiro Olhar.
Em 2017, foi autor da primeira proposta para inclusão, no Orçamento Municipal, de uma verba destinada à construção de um novo edifício para a Junta de Freguesia de Alfena. Embora a proposta tenha sido aceite nesse ano, viria a ser retirada em 2018, devido à maioria absoluta do PS e à perda do vereador da CDU, em claro prejuízo para as populações.
Enquanto vereador, bateu-se pela resolução do problema do campo do S.C. de Campo e pela intervenção da Câmara Municipal na conclusão de soluções para vários problemas com muitos anos, cuja resolução havia sido iniciada pelo executivo anterior.
Foi também um firme defensor da resolução do problema do Campo de Sonhos, em Ermesinde, tendo apresentado uma proposta concreta em nome da CDU.
Bateu-se com determinação pela resolução de inúmeros e graves problemas, visíveis a todos — especialmente aos seus moradores — nos bairros de habitação social de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.
Foi membro da Comissão para as comemorações dos 180 anos da elevação de Valongo a Concelho.
Foi membro da Assembleia Geral da Associação das Serras do Porto.
Foi um dos principais dinamizadores do Movimento criado para a defesa da desagregação das Freguesias de Sobrado e Campo.
Em 2022, foi candidato pelo PCP à Assembleia da República.
Em 2024, no encerramento das festas da Cidade de Valongo, foi publicamente distinguido pela Junta de Freguesia daquela Cidade, com o Diploma de Reconhecimento pelo seu mérito Desportivo, Social e Cultural, pelo seu esforço e dedicação na promoção da Freguesia de Valongo.
Visitou o Parlamento Europeu por duas vezes, a convite do PCP.
Autor de 4 obras literárias dedicados às gentes da sua terra.

Sónia Sousa
1ª Candidata à Assembleia Municipal de Valongo

Professora
44 anos
Estudou na Escola Secundária de Ermesinde até 1997.
Ingressou nesse ano na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde efetuou a Licenciatura em Ciência de Computadores, terminado em 2003.
Fez parte do conselho pedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Em 2005 terminou o Mestrado em Informática – Ramo Sistemas e Redes.
Em 2024 terminou a pós-graduação em Administração e Gestão Educacional.
De 2004 a 2006 foi investigadora no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores – Universidade do Porto.
No ano de 2002 ingressou na carreira de docente, com o estágio na Escola Secundária José Régio em Vila do Conde.
Foi orientadora de Estágio da Universidade do Minho do ciclo de estudos para formação de professores de informática.
Desde 2009 é professora do Quadro do agrupamento de Escolas Gaia Nascente, onde já fez parte do conselho geral e desde 2020 exerce funções de adjunta na direção do agrupamento.
A par das suas funções profissionais fez parte do Executivo da Junta da Freguesia de Ermesinde em 2009 e da Assembleia de Freguesia de Ermesinde em 2013. Desde 2017 é deputada na Assembleia Municipal de Valongo pelo PCP.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].