Últimas
29-11-2024 15:44
Câmara de Valongo aprova orçamento superior a 120 milhões de euros, o maior de sempre
A Câmara Municipal de Valongo aprovou ontem (28 de novembro), por maioria, o seu maior Orçamento de sempre, no valor de 120.479.000 euros, sendo 58,31% de receita corrente e 41,69% de receita de capital, repartindo-se em 55,16% para despesas correntes e 43,84% para despesas de capital.
«Este é o maior orçamento de sempre de Valongo, concelho que desde 2024 passou a fazer parte dos municípios de grande dimensão em Portugal, ultrapassando os 100.000 habitantes. Este orçamento é quatro vezes superior ao que tínhamos, quando fui eleito pela primeira vez. Foi um ciclo governativo profundamente marcante pela concretização e lançamento de obras que faziam muita falta ao concelho, designadamente a Casa da Democracia Local, mas que tem de continuar com a renovação de todo o parque escolar, com a construção do novo centro de saúde de Ermesinde, com o novo edifício-sede da Junta de Freguesia de Alfena, com o reforço do parque habitacional, entre outros investimentos», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
«Na proposta de Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025 mantemos uma gestão rigorosa e estratégica, preparando o Município de Valongo para responder aos desafios presentes e futuros com um orçamento equilibrado, mas ambicioso. Os documentos apresentados visam medidas abrangentes e estruturadas que abrangem todos os setores da comunidade nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e de Sobrado, dando continuidade aos projetos em curso e introduzindo novas oportunidades de investimento», referiu o autarca.
No que respeita às Grandes Opções do Plano do ano 2025, o montante total definido é de 67.865.099 euros, englobam o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), que se cifra em 50.238.700 euros e as Atividades Mais Relevantes, no valor de 17.626.399 euros. No montante do financiamento inscrito no PPI, o maior valor vai para Funções Sociais com 38.134.225 euros, seguindo-se as Funções Gerais com 7.544.416 euros e as Funções Económicas com 4.560.059 euros.
No PPI, destacam-se os seguintes investimentos:
- Requalificação da Escola Secundária de Valongo
- Requalificação de diversas escolas EB1
- Remodelação e requalificação das Unidades de Saúde
- 1º Direito – Programa de apoio ao acesso à habitação
- Intervenções no âmbito do Contrato-Programa Cheias e Inundações
- Quinta Pedagógica do Passal (Piscina)
- Oficina Municipal das Artes
- Ampliação do Pavilhão Municipal de Valongo
- Requalificação da Rua S. Vicente, Alfena
- Novo edifício da Junta de Freguesia de Alfena
- Rua D. Sebastião, Campo
- Nova Gandra, Ermesinde
- Reabilitação estrutural de ponte na Rua da Passagem, Valongo
- Plano Pormenor Centro Direcional de Valongo
- Acordos de Gestão com a IP para melhoria da segurança rodoviária nas EN15, EN105 e ER209
- Construção do circuito pedonal ao longo do rio Ferreira, na vila de Campo