Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
Jornal Online
Últimas

02-01-2024 12:45
Concluída 2.ª fase do Percurso Ciclável entre o Apeadeiro de Susão e a Estação Ferroviária de Valongo
«Valongo continua a somar passos no caminho para a mobilidade sustentável e acessível», deu nota a Câmara Municipal no âmbito da conclusão de mais uma etapa do Percurso Ciclável de Valongo. A 2.ª fase consistiu na construção de um percurso ciclável entre o Apeadeiro de Susão e a Estação Ferroviária de Valongo, dando assim continuidade à 1.ª fase que ligou a Avenida dos Lagueirões ao Apeadeiro do Susão.

«Estão finalmente criadas as condições para a deslocação dos munícipes, em segurança e de forma sustentável, no atravessamento de uma área densamente urbanizada. Esta obra é o resultado concreto do trabalho de planeamento que priorizamos na área da mobilidade sustentável e acessível», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, no auto de receção provisória da empreitada.

«O corredor criado na 1.ª fase deste projeto é muito utilizado por pessoas de todos os grupos etários, a pé, de bicicleta, trotinete, etc. e estamos convictos que a segunda fase será também um enorme sucesso», frisou o autarca.

Com uma extensão de 2,2 quilómetros, todo o percurso se encontra devidamente sinalizado, inserindo-se maioritariamente em corredor específico, criado sobre passeios existentes ou construídos, mas também como via partilhada com os carros, em pequenos troços onde o espaço disponível não permitiu manter a circulação segregada de ambos os modos (ciclável e viário).

Nos troços inseridos em passeios, foi opção colocar a ciclovia de forma a proteger os ciclistas de aberturas descuidadas de portas dos veículos estacionados, mas também proteger os peões, nas saídas/entradas das suas habitações, de impactos por ciclistas distraídos.

A inserção do percurso ciclável sobre a rua de Solgidro implicou retirar um dos sentidos de circulação viária em parte deste arruamento, o que só foi possível com a construção do novo arruamento de ligação à rua Eduardo Joaquim Reis Figueira. Com este novo arruamento o valor global da empreitada ascendeu a 607.548,76 euros. Relativamente aos terrenos que se revelaram essenciais ao cumprimento do projeto, estes foram adquiridos pela autarquia tendo por base as avaliações efetuadas por perito da lista oficial de peritos avaliadores, e totalizaram o valor 72.003,49 euros.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].