Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2026
Jornal Online

SECÇÃO: Cultura


Onomatopeia - Festival de Literatura infantojuvenil de regresso a Valongo

Foto CMV
Foto CMV
O Onomatopeia – Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo esteve este mês de regresso para criar hábitos de leitura nos mais novos.

Lançado no âmbito da estratégia de promoção da leitura do Município de Valongo, o Onomatopeia pretendeu uma vez mais contribuir para este objetivo, colocando em contacto, escritores, ilustradores e os leitores, num ambiente descontraído e capaz de oferecer um interesse sólido pela leitura e expressão plástica.

A Biblioteca Municipal de Valongo, o Largo do Centenário, a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo e a Oficina do Brinquedo Tradicional Português foram os principais palcos do evento.

Assistiu-se a uma autêntica festa de celebração da palavra e da literatura infantojuvenil que decorreu entre os dias 13 a 19 de abril, entre autores, ilustradores, músicos, artesãos e performers. José Jorge Letria é o escritor homenageado desta edição.

Como também é hábito desde a sua primeira edição o Onomatopeia incluiu a atribuição do prestigiado Prémio Ibérico Álvaro Magalhães. Este ano os vencedores foram os escritores Sandro William Junqueira (com a obra “Quebra-cabeças”, da Editoria Caminho) e Ondjaki (com a obra “Por que é que os olhos não veem para dentro?” da Editora Tcharan). O júri do concurso atribuiu ainda uma Menção Honrosa a Volnei Canônica (pela publicação da obra “A pipa e o piá”, da Editora Perabook).

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].