Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2006

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL – CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DE JÚNIORES– SÉRIE 2 – 28ª JORNADA

    Divisão de pontos no derby mais apetecido do concelho assegura a manutenção ao Ermesinde

    Não terá sido em termos técnicos um grande jogo de futebol aquele que foi proporcionado pelas equipas do Ermesinde e do Valonguense. Valeu sobretudo pela emoção, própria de um derby, e pelos dois golos apontados, um para cada lado. Empate este que, no entanto, acabou por ter consequências diferentes para ambos os conjuntos, ou seja, para os ermesindistas acabou por ditar a permanência nesta 1ª Divisão Distrital, ao passo que, para os de Valongo, condenou-os praticamente à despromoção.

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    O Complexo Desportivo dos Montes da Costa foi palco, no passado dia 9 de Abril, do mais tradicional e empolgante derby futebolístico entre equipas do concelho de Valongo, tendo estado frente a frente Ermesinde e Valonguense.

    Um “duelo” histórico e que desperta sempre, quer seja no escalão de séniores, de júniores, de infantis, ou outro qualquer, emoções fortes quer a jogadores, quer a espectadores. E foi precisamente isso o que aconteceu no último domingo, com ermesindistas e valonguenses a proporcionarem um emotivo encontro de futebol, o qual foi referente à 28ª, e antepenúltima, ronda da 1ª Divisão Distrital de Júniores.

    De facto, este encontro não trouxe mais do que emotividade, e alguns nervos também, a todos os presentes no campo dos Montes da Costa, já que em termos de espectáculo, de futebol tecnicamente bem “desenhado”, este jogo foi até bem pobre. Isto é a “prova provada”, como popularmente se diz, da fraca temporada que as duas equipas vêm fazendo nesta competição, em especial os de Valongo, que só há bem pouco tempo largaram a “lanterna vermelha” da competição. Talvez devido a esse fraco desempenho de ambos os conjuntos, este derby assumia contornos decisivos para os dois emblemas, pois uma derrota podê-los-ia empurrar ainda mais para a “sepultura”. Hipotético cenário esse que se reflectiu desde o apito inicial do árbitro no comportamento das duas equipas, que não perderam tempo e trataram desde cedo chegar ao golo. Só que da intenção até ao acto o caminho é um pouco longo, e por muita vontade que os jogadores de ambos os conjuntos tivessem em chegar ao golo, o que é certo é que os dois guarda-redes pouco ou nenhum trabalho tiveram nesta etapa inicial, pois no capítulo da finalização o panorama deixava muito a desejar. As excepções surgiram por intermédio de um único jogador, o ermesindista João, que por duas vezes esteve muito perto de inaugurar o marcador para a sua equipa, a primeira ao minuto oito, com um remate cruzado salvo in extremis pelo guardião valonguense, ao passo que a segunda ocasião aconteceu já em cima do intervalo com o mesmo jogador a apontar um livre directo, frontal à baliza, que foi uma vez mais travado pelo excelente guarda-redes de Valongo.

    GOLOS SURGIRAM

    NA ETAPA

    COMPLEMENTAR

    foto
    A etapa complementar teve praticamente início com o golo do Ermesinde, aos 46 minutos, apontado por António, que aproveitou da melhor maneira uma falha da defensiva do Valonguense para colocar a sua equipa na frente do marcador. Uma vantagem que não viria a durar muito tempo, já que oito minutos volvidos o Valonguense volta a repor a igualdade. Um resultado que em abono da verdade, se afigurava inteiramente justo, pois apesar de não estarem a fazer um bom jogo, as duas equipas lutaram imenso para tentar chegar com êxito ao último reduto contrário. Um resultado que não viria então a sofrer mais nenhuma alteração até final, e que acabou por satisfazer bem mais o clube de Ermesinde que o de Valongo. Isto porque, depois desta igualdade a uma bola ante o seu vizinho e rival Valonguense, os ermesindistas asseguraram automaticamente a permanência neste escalão. A equipa orientada por Quim Nogueira encontra-se agora a salvo no 11º posto da classificação, com 28 pontos. Por seu lado, o Valonguense, viu praticamente sentenciada a sua descida à 2ª Divisão, visto que os seus 20 pontos somados até agora dificilmente acalentam grandes esperanças com vista à manutenção, uma vez que, como já antes referimos, faltam jogar apenas duas jornadas desta 1ª Divisão, e o Valonguense para fugir à despromoção teria não de só de vencer os seus dois encontros que faltam, como também esperar que a primeira equipa que segue acima da “linha de água”, o Rebordosa (tem actualmente 36 pontos contabilizados), não somasse qualquer ponto. Possível, sem dúvida, mas muito, mesmo muito, difícil de se concretizar.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].