Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2006

    SECÇÃO: Cultura


    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    "Visita Guiada" a um projecto futuro

    São três jovens artistas, todos expostos no 2º Piso do Fórum Cultural de Ermesinde, numa mostra que se prevê prolongar-se até ao próximo dia 14 de Maio.

    Luís Santos, nascido em 1981 e licenciado em Belas Artes, no Porto, com “Ordinary World”, exibe trabalhos de pintura, de pequeno formato: «Pretendo que se compreenda que a base da minha pintura – diz o autor – não advém propriamente da técnica, mas antes de uma narrativa, embora não exista uma diegese demarcada, com princípio, meio e fim ou uma centralidade organizadora de todo o trabalho.

    A obra apresentada, traduzida numa linearidade de processos que procuram inquirir o olhar do espectador a partir de elementos dispersos de um quotidiano familiar, estrutura-se de uma modulação quase serigráfica que o próprio autor revela baseada em técnicas de infografia.

    Mariana Costa, nascida em 1978, também licenciada em Belas Artes no Porto, apresenta “Crónikas”, «desenhos de ficções» que a autora define «como um híbrido de diferentes coisas e um desses componentes é uma mistura cada vez mais intrínseca entre ficção e realidade.

    Assim, os desenhos de Mariana Costa tanto podem aproximar-se do desenho científico como assemelhar-se às criações sequenciais de M. C. Escher.

    Finalmente, Luís Fortunato Lima, visivelmente o mais maduro dos três artistas, nascido em 1976, e igualmente licenciado em Belas Artes no Porto, mas com uma pós-graduação em Práticas e Teorias do Desenho, apresenta “Objectos de um tempo em decomposição”.

    São desenhos realizados com uma técnica de carvão vegetal sobre tela, como motivos – os poucos desenhos expostos todos eles aparentemente roubados aos universo da arquitectura ou mesmo da engenharia civil.

    “Objecto em betão armado” é o título de todas as peças expostas, em formatos de 120 x 140 cm, todas de 2006.

    Sobre o trabalho exposto, clarifica o artista:

    «Desenhos que representam um objecto distinto mas que à primeira vista remete para uma funcionalidade desconhecida, pelo menos para o cidadão comum. Na aparência de uma imagem que desvanece, o desenho rebusca uma impressão (que poderia ser fotográfica) que se esfuma. Representação de um corpo ausente que por vezes não se conclui, tanto na sua aparência como ao seu conceito.

    Na realidade estes objectos pertencem ao universo muito próprio dos materiais e objectos de construção. O tipo de coisas que se encontra entre os despojos dos estaleiros de construção civil e nos seus arredores».

    Trabalhos com intencionalidades diversas e expressão plástica desigual, o conjunto afigura--se uma oportunidade feliz de pôr em confronto propostas estéticas paralelas e talvez ainda à procura dos seus próprios caminhos. Nesse sentido, é uma mostra que merece a nossa visita.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].