Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2006

    SECÇÃO: Educação


    Foto MARIANA SILVA
    Foto MARIANA SILVA
    A PÁGINA DOS JOVENS

    O Dia da Mulher na Escola Secundária de Ermesinde

    O dia 8 de Março foi internacionalmente atribuído à Mulher, devido à sua força e luta persistente durante tantas décadas. Assim, nesse mesmo dia, alguns alunos da Escola Secundária de Ermesinde decidiriam torná-lo ainda mais especial, com várias ideias originais.

    O projecto partiu de algumas professoras, nomeadamente das professoras Antónia Curado, Arminda Gonçalves e Isolina Pereira. Depois de transmitido às suas turmas, todos aderiram de uma ou de outra forma e seguiram-se tempos de preparação.

    A turma do 11º B estudou a fundo várias mulheres importantes, a história deste dia e ia escolhendo vários meios para informar a comunidade escolar. A turma H, do mesmo ano, dedicou-se um pouco mais à "Arte" e deu de si naquilo que iria colorir o dia. Pormenor aqui, pormenor ali, passou-se uma ou outra semana de árduo trabalho em grupo e de organização máxima.

    Chegou o dia e todos sentiram o nervoso miudinho, era altura de "sair à rua" com o trabalho que se guardara até então nas pens. A hora marcada, nessa quarta--feira na escola era pela manhãzinha, para que nada falhasse. Os rapazes do 11º B encarregavam-se de verificar se os cartazes tinham algum erro e reviam todos os detalhes. Entretanto, as raparigas preparavam a grande surpresa, enquanto se vestiam de mulheres conhecidas. E nada falhou na sua caracterização: roupa a condizer com a época, maquilhagem e até a força feminina. A turma H já tinha colocado uma grande faixa no Bloco A em que dizia: "Uma flor, um perfume ou um direito?".

    As ideias punham-se em prática.

    Os papéis com factos históricos ou simplesmente textos dedicados à mulher eram distribuídos pelos alunos da turma H que vestiam t-shirts referentes ao dia. As raparigas da turma B passeavam-se com as suas roupas que causaram algum cochichar divertido pelos colegas de toda a escola, enquanto que, no bloco A, além da faixa, era passado uma apresentação em power point com pequenas biografias das mulheres agora com outra pele.

    Todos liam o que era passado, todos falavam do que viam. O objectivo foi assim atingido: o Dia da Mulher foi diferente, alegre e todos adquiriram conhecimentos sobre a História e Luta das Mulheres.

    Por: Sara Morgado

     

    Outras Notícias

    · Olha e vê
    · Cuba...
    · Jarhead
    · Contactos

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].