Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2006

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    Cavaco ganhou no concelho como ganhou no País mas abaixo dos 50 %

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Os resultados da votação das eleições presidenciais no concelho de Valongo reproduziram com relativa fidelidade os resultados nacionais, pelo menos no que respeita à ordem relativa das votações nas seis candidaturas. Particularidades mais importantes, a nível do concelho, foram que a votação em Cavaco Silva desce aqui abaixo dos 50 % dos votos expressos, resultado esse que contraria a tendência no distrito, em que a vitória de Cavaco é superior à vitória ao nível do País (50,59 no País, 51,29 % no distrito do Porto e 47,06 % no concelho de Valongo).

    A margem de diferença entre Alegre e Soares é claramente menor no concelho, em que as duas candidaturas praticamente empatam, mas essa é já uma tendência verificada ao nível do distrito do Porto (no País, em votos expressos Alegre 20, 72 % contra Soares 14,34 %; no distrito Alegre 17,84 % contra Soares 17,74 %; no concelho de Valongo Alegre 18,95 % contra Soares 18,26 %).

    Já as votações em Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã apresentam uma fidelidade diversa relativamente aos resultados nacionais, com um resultado mais fiel em Jerónimo de Sousa e uma votação com um desvio maior em relação a Louçã. Votação nacional em Jerónimo de Sousa, em votos expressos 8,59 %, no distrito 6,90 % e no concelho 8,30%; votação nacional em Francisco Louçã 5,31 %, no distrito 5,88 % e no concelho 7,02 %.

    As boas votações destes candidatos relativamente ao distrito devem--se sobretudo aos resultados de Jerónimo de Sousa nas freguesia de Valongo (8,80 ) e na freguesia de Campo (21,51 %), tendo nesta freguesia sido a segunda candidatura mais votada!, e de Francisco Louçã em Ermesinde (7,92 %, à frente de Jerónimo de Sousa) e Valongo (7,13 %).

    Garcia Pereira, prejudicado pelas televisões, ficou sensivelmente por metade da votação que tinha alcançado em eleições anteriores.

    Foto RUI LAIGINHA
    Foto RUI LAIGINHA
    Cavaco Silva foi o candidato mais votado nas eleições para a Presidência da República na freguesia de Ermesinde, tendo obtido uma votação relativa de 45,54 %, contra os 20,67 % de Alegre e os 18,86 % de Soares. Francisco Louçã foi o quarto mais votado em Ermesinde, obtendo aqui uma votação superior à de Jerónimo de Sousa.

    A freguesia de Valongo repete relativamente a Cavaco praticamente o resultado de Ermesinde (45,07 %), com Alegre e Soares ainda por esta ordem, mas mais perto um do outro. Jerónimo de Sousa regressa aqui à sua posição relativamente a Louçã idêntica à do País.

    Já em Alfena, a presença do forte núcleo do PSD fez--se sentir, tendo aqui Cavaco obtido mais de 50 % (exactamente 51,36 % dos votos expressos). Louçã é de novo mais forte que Jerónimo de Sousa, obtendo aqui 7,19 % contra 6,36% do líder comunista.

    Na freguesia tradicionalmente mais à direita do concelho – Sobrado –, Cavaco quase atingiu os 70 %, que falhou por uma unha negra (69,20 %), uma votação muito superior ao resto do concelho.

    Manuel Alegre e Mário Soares, por esta ordem, pouco passam dos 10 % (respectivamente 11,74 % e 10,04 %), ficando aqui Jerónimo de Sousa ligeiramente à frente de Louçã, mas ambos só na casa dos 4 % (Jerónimo de Sousa 4,52 % e Francisco Louçã 5,05 %.

    Finalmente, na freguesia de Campo – tradicionalmente aquela mais à esquerda no concelho – Cavaco, embora vencendo também aqui, ficou-se “apenas” pelos 33,90 %, contra 21,51 % de Jerónimo de Sousa! (segundo) mais votado, 20,02 % de Manuel Alegre e 19,59 % de Mário Soares – todos eles acima da média nacional e do distrito. Só Francisco Louçã, dos cinco principais candidatos, fica aqui, para trás dessa média (4,60 %), batido aqui pela forte influência comunista.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].