Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2005

    SECÇÃO: Tecnologias


    O sistema operativo Minix 3 – o que o distingue de outros de código aberto?

    Minix 3 é um novo sistema operativo de código aberto, criado para ser altamente fiável e seguro. É baseado de alguma maneira nas versões prévias do Minix, mas é fundamentalmente diferente em vários aspectos.

    Minix 1 e 2 foram sobretudo ferramentas educativas; Minix 3 tem como objectivo a nova meta de poder ser usado como um sistema sério em computadores de recursos limitados e para computadores embebidos ou aplicações que requerem uma alta fiabilidade.

    Este novo sistema operativo é extremamente pequeno, com a parte que corre no modo kernel abaixo de 4000 linhas de código executável.

    As partes que correm no modo utilizador são divididas em pequenos módulos separados uns dos outros. Por exemplo, cada device driver corre num modo de utilizador separado, de forma que um bug num driver (de longe a maior fonte de bugs em qualquer sistema operativo), não pode fazer parar todo o sistema operativo.

    De facto, a maioria das vezes em que um driver falha, ele é automaticamente substituído sem qualquer intervenção humana, sem necessitar de um novo arranque e sem afectar os programas que estão a correr. Estas capacidades, o pequeno tamanho do kernel e outros aspectos garantem em muito a fiabilidade do sistema.

    OBJECTIVOS

    O sistema operativo Minix 3 foi inicialmente desenvolvido tendo com alvo as seguintes áreas:

    • Aplicações em que é necessária uma elevada fiabilidade;

    • O laptop de 100 dólares do MIT, destinado às crianças do Terceiro Mundo, de um único chip e de pequena RAM e baixo consumo de energia;

    • Sistemas embebidos (como, câmaras, gravadores de DVD, telemóveis);

    • Aplicações em que a licença GPL é demasiado restritiva (Minix 3 usa uma licença tipo BSD);

    • Educação (cursos sobre sistemas operativos na universidade).

    HARDWARE NECESSÁRIO

    Para correr o Minix 3, é necessário um PC 386, 486, Pentium ou compatível.

    A configuração standard requere 16 Mb de RAM. Uma versão de 8 Mb também está disponível, mas é mais lenta, devido a um tamanho menor da cache.

    Como a distribuição é feita num CD live (que arranca sem instalação), pode-se testá--la sem utilizar espaço num disco rígido, mas para uma instalação no disco é necessário um mínimo de 200 Mb, ou de 400 Mb se se quiser ter acesso às fontes de código.

    ESTADO ACTUAL

    A versão actual de Minix (3.1) está em desenvolvimento. Neste momento está quase tão madura como FreeBSD ou Linux.

    Portos para ARM7 e PowerPC estão a caminho. Vários programas e device drivers estão a ser portados.

    Todas as pessoas que quiserem ajudar a desenvolver um sistema operativo de alta fiabilidade são bem vindas. Para mais informações, subscrever a newsgroup: comp.os.minix.

    Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Minix.

    (Traduzido e adaptado da página oficial na internet do sistema operativo Minix 3).

    Foto MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY
    Foto MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY

    O projecto de computador portátil do MIT (Massachusetts Institute of Technology), liderado por Nicholas Negroponte, pretende produzir, em massa, um computador de baixo custo (laptop – portátil) adaptado a condições difíceis de suporte.

    Assim, destinando-se sobretudo aos mercados educativos de países com necessidades de aprendizagem de novas tecnologias, mas com poucos recursos, poderia ser vendido a um preço de aproximadamente 100 dólares, repousando sobretudo na utilização de software livre, no recurso a aplicações acessíveis pela net, no uso de memória flash, e no baixo consumo – com a possibilidade de um recarregamento mecânico através de uma manivela.

    Ameaçando os negócios das grandes companhias, o projecto é extremamente avançado e parece estar a ser bem acolhido nos mercados a que se destinaria. Já começam a chover as encomendas.

     

    Outras Notícias

    · Memória de Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].