Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2005

    SECÇÃO: Cultura


    Festa da Música animou ermesindenses

    Fotos MIGUEL BARROS
    Fotos MIGUEL BARROS
    A Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde voltou a servir de palco para mais uma alegre e interessante actuação das diversas actividades da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), que à semelhança dos últimos tempos apresentou um repertório de elevada qualidade. Intitulado de Festa da Música, o espectáculo do passado 28 de Outubro teve início com actuação do Orfeão Sénior da AACE, que sob a batuta do maestro Sérgio Nery apresentou temas de alguns compositores nacionais e internacionais, como por exemplo, “Um canto que saíu das Senzalas”, “Balaio” e “Regozijo de uma Raça”, três temas da autoria do compositor Heitor Villa Lobos.

    Nomes como Fernando Lopes Graça, Juan del Encina e Schubert, foram outros dos alvos de homenagem da parte do Orfeão Sénior da AACE, com os temas “Acordai”, “Más Vale Trocar” e “Heilig”, respectivamente. Após esta brilhante actuação surgiu a grande novidade da noite, a surpresa que a AACE tinha preparado para os seus associados e amigos que compareceram neste evento, nomeadamente a primeira aparição pública do Grupo de Fados da associação. Composto pelas violas de Hernâni Vicente e de António Reis e pelas guitarras de Acácio Gomes e de José Moreira, a quem se juntaram as vozes de Márcio Costa e de Clotilde Sá, este grupo ofereceu aos presentes alguns fados de origem popular. Após esta muito aplaudida estreia, subiu ao palco a companhia de teatro da AACE, “Casca de Nós”, que começou por representar um poema de Mário Cesariny, de seu nome “You Are Welcome To Elsinore”. Dirigidos pelo encenador José Gonçalinho, este grupo levou ainda à cena a peça “Pranto de Maria Parda”, um excerto da obra de Gil Vicente.

    foto
    A noite terminou da melhor maneira com a sempre mexida e divertida actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa, que com temas como “A Rabela”, “Senhor da Pedra”, “Raposódia” e “O Zé” pôs a dançar e a cantarolar todos os presentes em mais um excelente e inesquecível espactáculo assinado pela AACE.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].