Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2005

    SECÇÃO: Destaque


    foto
    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2005

    Câmara para PSD, Assembleia para PS

    O resultado das eleições para a Câmara Municipal de Valongo (ver página 5) foi claramente decidido pelas votações verificadas nas freguesias de Ermesinde e Alfena.

    Em Ermesinde o PSD arrecadou mais de 2 300 votos que o PS, que somados aos mais de 700 de diferença em Alfena, foram mais que suficientes para a vitória da lista de Fernando Melo.

    A votação no PSD atinge em qualquer uma daquelas freguesias percentagens na ordem dos 48%, só comparáveis aos da praça-forte inexpugnável de Sobrado.

    Há, todavia, uma diferença grande que se verifica agora entre as duas freguesias referidas inicialmente: é que, enquanto em Alfena se regista uma grande baixa da taxa de abstenção, de 43,03% em 2001 para 34,58% em 2005, revelando que o voto mobilizado pela lista independente “Unidos por Alfena” não foi apenas conquistado aos partidos concorrentes, mas também à abstenção (que terá votado maioritariamente em Fernando Melo), em Ermesinde a taxa de abstenção manteve-se extremamente elevada em 2005, descendo apenas de 46,21% para 43,76%, cerca de dez pontos acima das restantes freguesias do concelho.

    foto

    foto

    foto

    foto

    ASSEMBLEIA MUNICIPAL

    Já as eleições para a Assembleia Municipal, embora com o PSD a ganhar nas mesmas três freguesias, dariam a vitória ao PS, pela grande diferença obtida em Campo (quase 1 000 votos) e Valongo (quase 1 500).

    Embora nas eleições para a Assembleia Municipal se verifique uma maior dispersão de voto (que beneficia CDU e BE), essa dispersão, que à partida penalizaria o PS, não o impede de recuperar mais de 2 000 votos ao PSD.

    foto

    foto

    foto

    foto

    foto

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].