Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2005

    SECÇÃO: Arte Nona


    José Carlos Fernandes
    José Carlos Fernandes

    Um argumento determinante

    José Carlos Fernandes tem vindo a afirmar-se no panorama da Banda Desenhada portuguesa, de há uns anos para cá, como um dos mais prolíficos e criativos autores. No seu caso, além dos grafismos – que mantém contidos e ao serviço da empresa narrativa –, sobressai a sua formidável capacidade de nos contar uma estória.

    foto
    Este livrinho – “A Última Obra-Prima de Aaron Slobodj”, editado com chancela da Devir em 2004, começa por ser, em si próprio, como objecto, já um achado que, tal como os desenhos de José Carlos Fernandes, fica ao serviço da eficácia narrativa, de forma indissociável.

    A obra, ao jeito das “simulações” de dadaístas e situacionistas, faz também lembrar um pouco os processos narrativos de Benoît Peeters e François Schuiten na sua série das Cidades Obscuras. Afasta-se todavia desta num ponto essencial, é que a personagem Aaron Slobodj evolui não em qualquer universo paralelo, mas no meio de abundantes referências cruzadas que o ligam ao nosso mundo e suas vanguardas artísticas.

    As vinhetas são apresentadas em forma de cartão em caderno de argolas, as quais por sua vez se podem articular aleatoriamente com as legendas, a branco em fundo preto, separadas das vinhetas, que se encontram dispostas, por baixo, também em cartões separados. Mas este é apenas o miolo central do livro, que também contempla duas cartas e respectivas notas do editor, em jeito de resposta, uma Introdução, uma biografia (“Aaron Slobodj: notas biográficas”), um comentário crítico (“A Celebração da Entropia” – comentários pelo Prof. Zacharias Sontag”), uma Bibliografia, em que além das “entrevistas” a Aaron Slobodj” e a “autores” como Giovanni P. Bolero, se referem outros como Baudelaire, JL Borges, JF Lyotard, etc..

    Trata-se, sem dúvida, pela sua erudição e complexidade narrativa, de uma obra sem paralelo na Banda Desenhada portuguesa. Absolutamente imperdível.

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · Por: Paulo Pinto

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].