Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado promete animar os sobradenses

    Berço de grandes campeões ao nível do ciclismo, a freguesia de Sobrado vai receber no próximo dia 2 de Julho a Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado, uma prova inserida no calendário do Troféu RTP 2005, do escalão de sub-23. A prova, que já vai na sua segunda edição, irá reunir algumas das melhores equipas do pelotão velocipédico nacional, entre as quais se destaca a equipa da casa, a Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, que nas palavras do seu director técnico, José Barros, tudo vai fazer para vencer esta clássica e assim dar uma alegria às gentes de Sobrado.

    foto
    Reconhecida a nível nacional como sendo uma terra de campeões no ciclismo, Sobrado vai ser palco da 2ª edição da Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado, destinada ao escalão sub-23. Relembre-se que a 1ª edição desta prova, realizada o ano passado, teve de ser anulada em virtude do autêntico dilúvio que se abateu sobre a região na altura em que os ciclistas ainda davam as primeiras pedaladas. Facto este que provocou uma verdadeira desilusão entre a população sobradense, gente que ama e vive o ciclismo de uma forma intensa, e que na altura encheu por completo as ruas da freguesia na ânsia de poder assistir a uma grande corrida. Este ano a população de Sobrado vai ter novamente a oportunidade de sair para as ruas – esperando desta vez que o tempo não volte a pregar uma partida igual à do ano transacto – de modo a presenciar uma corrida que se espera bastante competitiva e espectacular, ou não estivessam presentes alguns dos melhores atletas e equipas do pelotão nacional no escalão de sub-23 anos. Expectativas estas que são confessadas por José Barros, o director técnico da equipa Casactiva/Quinta das Arcas//União Ciclista de Sobrado, que assume claramente o objectivo da sua equipa triunfar nesta prova inserida no calendário do Troféu RTP 2005. «Corremos em casa, pelo que temos o dever de fazer uma grande corrida, dar uma alegria às gentes de Sobrado, uma região que adora o ciclismo. E é por isso que digo que vamos entrar na prova com uma clara intenção de a ganhar», sublinha.

    ADVERSÁRIOS DE RESPEITO

    Para atingir a vitória, José Barros sabe que a sua equipa vai ter de trabalhar muito. Pelo mesmo objectivo vão lutar, certamente, outras equipas que não virão a Sobrado a título de passeio. O director técnico da equipa sobradense espera uma corrida disputada do principio ao fim, prevendo mesmo uma chegada em pelotão. Como favoritos à vitória, José Barros aponta os nomes de Filipe Cardoso e Rui Costa, ambos da equipa S. João de Ver/Eleclerc; de Hélder Magalhães, da Vulcal//Crédito Agrícola, e de Manuel Cardoso e Gilberto Sampaio, ambos ciclistas da equipa por si dirigida. Ao todo serão 16 as equipas – com 146 corredores – a participar na prova, sendo que para além da equipa da casa, a Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado (nas fotos), participam ainda o Gondomar/Coração de Ouro, Vulcal/Crédito Agrícola, S.João de Vêr/Eleclerc, Águias de Alpiarça/Vitalis, Sintra//Pay Shop, C.C. Tavira, Loulé//J.Hotel/Euroaço, S.Pedro de Avioso/J.Aurélio, Fonatel//Lourinhanense, Anicolor//Mortágua, Dulcetêxtil/ECF Carvalho, Chenco Jeans//Q.Constroi, Cycles Oliveira//C.C. Vila Real, CC Cabanas//Palmela, e os espanhóis da Spol/Caixanova.

    PERCURSO SEM GRANDES COMPLICAÇÕES

    O trajecto deste ano não será muito diferente em relação ao do ano passado. Percorrendo um total de seis voltas ao circuito traçado, os ciclistas vão iniciar a prova no lugar da Balsa, junto às instalações da Casactiva – o principal patrocinador da equipa de Sobrado – passando depois por Lordelo, junto à estatua do célebre ciclista Ribeiro da Silva, onde haverá três contagens para o prémio de montanha, seguindo posteriormente para Rebordosa, Campo, Balselhas, e finalmente Sobrado, junto à Junta de Freguesia, local onde está instalada a meta, e onde serão disputadas três contagens para o prémio das metas volantes.

    Isto num total de seis voltas, como já referimos, sendo que cada volta terá 22 Km, correndo os ciclistas um total de 132 Km. Segundo José Barros, este percurso não trará muitas dificuldades aos corredores, «apesar de ter um pouco de montanha pelo meio, pode-se dizer que é um trajecto suave. Vai ser, certamente, uma prova com chegada em pelotão, disputada ao sprint».

    foto

    VITÓRIA NA VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

    NO HORIZONTE DA EQUIPA

    Esta será, como já fizemos referência, uma prova em que a equipa da Casactiva/Quinta das Arcas/ União Ciclista de Sobrado quererá triunfar, não só porque corre em casa, mas também pelo facto de ser um dos melhores conjuntos do pelotão velocipédico nacional de 2005. Uma época que, do ponto de vista de José Barros, vai correndo bem, pese embora pudesse estar a ser bem mais produtiva em termos de vitórias. «Começámos a temporada muito bem, mas baixámos um pouco de nível a meio, pelo facto de termos ficado sem dois dos nossos melhores ciclistas, o Manuel Cardoso, e o Gilberto Sampaio. Em relação ao primeiro esteve afastado das estradas durante algum tempo, devido a uma queda numa prova em que participámos. Já a paragem do Gilberto ficou a dever-se ao facto de ter tido uma desidratação no decorrer de uma prova, que o obrigou a parar durante algum tempo. Com o regresso desses dois atletas voltámos outra vez ao nosso melhor nível, e prova disso foi o facto de termos conseguido o 6º e o 10º lugar no Campeonato Nacional de Sub-23, por intermédio do Bruno Pinto e do Manuel Cardoso, respectivamente.

    No entanto, e em jeito de balanço, julgo que até este momento estámos a fazer uma época boa, e só não está a ser melhor porque temos também que reconhecer que a concorrência tem sido muito forte», salienta. Na Volta a Portugal do Futuro, a realizar entre os próximos dias 31 de Julho e 4 de Agosto, no Alentejo, José Barros espera que a sua equipa consiga discutir a prova até ao fim, e alcançar um dos grandes objectivos do seu grupo para esta temporada, precisamente vencer esta importante competição do calendário nacional.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].